
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fed Univ Mato Grosso UFTM | - |
| Autor(es): dc.creator | Vieira de Moraes, Tatiana Schneider | - |
| Autor(es): dc.creator | Guizelim Simoes Girotto, Cyntia Graziella | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira de Oliveira, Barbara Cortella | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:29:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:29:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9496 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245154 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245154 | - |
| Descrição: dc.description | Inquiry Based Science Teaching in the early years of schooling contributes to the development of the Scientific Literacy process. In the exhibition of part of research results, the collaborating children and teachers on stage are located in a public school of medium-sized city, in the West region of Sao Paulo. This is a third year Elementary School group that, in cooperative action, participated in activities resulting from the organization of an Investigative Teaching Sequence entitled Photosynthesis and Food Chain. In it, in the immersion of the culture produced by humanity, written and scientific language activities intertwine and contribute to the formation of children's intelligence and personality, highlighting how this teaching practice involving problem solving, hypothesis raising and discussions brings positive impacts to the production of authorial texts, in which the child, when recording what he thinks and learned in class, expands his desire to express himself in his project of saying, and appropriates specifically human abilities related to writing and science. Thus, investigative activities may be a possible way to enhance the literacy process, as well as the student's involvement with the scientific culture. | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Dept Didact, Marilia, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Fed Univ Mato Grosso UFTM, Dept Teaching & Sch Org, Inst Educ, Cuiaba, MT, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ UNESP, Dept Didact, Marilia, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 20 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho, Fac Ciencias & Tecnologia | - |
| Relação: dc.relation | Nuances-estudos Sobre Educacao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elementary School Cycle I | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scientific literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inquiry based Science teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Written culture | - |
| Título: dc.title | CHILD WRITTEN RECORDS AND SCIENTIFIC LITERACY: FOCUS ON INQUIRY BASED SCIENCE TEACHING | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: