
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Longhin, Sanderleia Roberta | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:38:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:38:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.16995/jpl.8927 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245132 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245132 | - |
| Descrição: dc.description | In this paper, I discuss processes of language change which have led to the constitution of concessive connectives in two genetically related languages, Latin and Portuguese. I focus on the diachronic developments of the Latin licet, and of bem que and embora, from Portuguese, whose sources are etymologically different: the modal verb licere, the emphatic adverb bem and the volitive adverbial phrase em boa hora. The main purpose is to investigate whether the three phenomena could be taken as stages of an onomasiological cycle of a semanticpragmatic nature, as proposed by Hansen (2018). Based on studies in Latin linguistics about licet and on the analysis of the grammaticalization processes for bem que and embora in an interactional diachronic sample, I shall argue that, in the three instances of evolution, there has been a stage in which licet, bem and embora have acted as assent markers, and that this usage, in combination with contextual traits, has been crucial to sustain the inferential processes which enabled the concessive interpretation. The similar source and target meanings and the continuity of inferential processes over time also suggest that this is a recurrent path of renewal of the concessive meaning which displays a cyclicity pattern. | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient�fico e Tecnol�gico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Funda��o de Amparo � Pesquisa do Estado de S�o Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | : 308466/2020-9 | - |
| Descrição: dc.description | : 2020/02285-6 | - |
| Formato: dc.format | 31 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Ubiquity Press Ltd | - |
| Relação: dc.relation | Journal Of Portuguese Linguistics | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Título: dc.title | Onomasiological cyclicity in the expression of concessive relations | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: