
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Univ Araraquara | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Leandro, Gabriel Brand | - |
| Autor(es): dc.creator | Goncalves, Adriano Marques | - |
| Autor(es): dc.creator | Angeli, Thais | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:42:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:42:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245126 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245126 | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to characterize the context of production of Brazilian theses and dissertations in environmental education (EE) that address the theme of recycling, concluded in the period from 1981 to 2016, as well as to analyze the political and pedagogical macro-trends present in these works, delimiting which political macro-tend of EE predominantly guides recycling research. In this study, using the Bank of Theses and Dissertations systematized by the Project Environmental Education in Brazil -academic production -theses and dissertations (EArte), 135 EE studies that address recycling were identified. From these studies, it was found that the recycling theme in Brazilian environmental education has been predominantly guided by market capitalism, making it necessary to stimulate a critical approach to the theme, through the reframing of political, social, economic and environmental issues. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Araraquara, UNIARA, Araraquara, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Univ Araraquara UNIARA, Inst Quim, Campus Araraquara, Araraquara, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Fac Ciencias Letras, Municipal Araraquara, Campus Araraquara, Araraquara, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Univ Araraquara UNIARA, Inst Quim, Campus Araraquara, Araraquara, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Fac Ciencias Letras, Municipal Araraquara, Campus Araraquara, Araraquara, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 287-307 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Federal Univ Rio Grande, Inst Education | - |
| Relação: dc.relation | Remea-revista Eletronica Do Mestrado Em Educacao Ambiental | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recycling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Political and pedagogical macro-trends | - |
| Título: dc.title | Brazilian research in environmental education that addresses the theme of recycling and its guiding political-pedagogical macrotrends: an analysis based on theses and dissertations | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: