
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Tassio Jose da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:41:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:41:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n62.22065 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245115 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245115 | - |
| Descrição: dc.description | The debate on the quality of early childhood education has gained prominence on the national and international scene from different political projects that paradoxically dispute quite different conceptions of early childhood education, society and children themselves. Thus, through the analysis of Sao Paulo experience expressed in the document Quality Indicators of Early Childhood Education in Sao Paulo, in force since 2013, this article problematizes how Participatory Institutional Assessment (PIA) has been applied in educational centers and which process, challenges and potentials permeate the development of this type of assessment in Early Childhood Education. The theoretical perspectives that lead these reflections come from public policies for evaluation and quality of Early Childhood Education. In a qualitative approach, we present an ethnography carried out in 2018 in a Child Education Center in the city of Sao Paulo, assuming as a basic assumption the fact that the implementation of public policies inevitably configures itself as a dynamic permeated by tensions and negotiations. However, the reflective path followed in this thesis allows us to affirm the fundamental role of the development of PIA in the quality of early childhood education, since it promotes the systematic and continuous movement of discussion of the pedagogical political project, in dialogue with the guidelines that guide child education in Brazil. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Rio Claro, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Rio Claro, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 21 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Centro Univ Nove Julho | - |
| Relação: dc.relation | Eccos-revista Cientifica | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | child education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | participation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | participatory institutional assessment | - |
| Palavras-chave: dc.subject | quality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | self-assessment | - |
| Título: dc.title | PARTICIPATORY INSTITUTIONAL ASSESSMENT IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION PATHS, CHALLENGES AND POTENTIALS IN a PAULISTAN DAYCARE | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: