
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Thais Cavalcanti dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Canizares, Kathia Alexandra Lara | - |
| Autor(es): dc.creator | Manzoni, Rosa Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5935/1981-4755.20220034 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245101 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245101 | - |
| Descrição: dc.description | Active teaching methodologies in teaching practice, often unconventional, are recurrent in the text of the National Common Curriculum Base (BNCC). In this context, working with fanzines at school can be a useful didactic proposal for planning activities that promote the development of skills and abilities, as well as language skills, in the textual production of students. Through the Sociodiscursive Interactionism (ISD) approach, working with the teaching of textual genres requires the realization of didactic transposition. Thus, in this work, from the area of Applied Linguistics, we present the theoretical-didactic modeling of the multimodal textual/discursive genre fanzine, aiming at recognizing the teachable dimensions of this genre. In the second stage, we report an experience on a fanzine production workshop, developed under the theoretical -methodological approach of the Teaching Guidance Activity (AOE). Likewise, we describe the steps that went through the planning, carrying out the experience and actions to produce the genre. This experience took place during an annual cultural event, at a public school in the interior of Sao Paulo, with students from the three grades of high school. We can say that the proposed didactic intervention, complementing the theories of ISD and AOE, using the fanzine textual genre, as a teaching and learning instrument is a possibility to be considered both in the planning of Portuguese Language teaching classes, as well as of school activities aimed at promoting different skills and | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, BR-17033360 Bauru, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, BR-17033360 Bauru, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 149-164 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Oeste Parana-unioeste | - |
| Relação: dc.relation | Linguas & Letras | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociodiscursive Interactionism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Guiding Teaching Activity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fanzine Multisemiotic Genre | - |
| Título: dc.title | Fanzine Multisemiotic Genre: Modeling and Proposal for Didactic Intervention | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: