Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Univ Londrina UEL | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Cavalcante, Geovana Nascimento | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Gislaine Franco de | - |
Autor(es): dc.creator | Ignacio, Princielle Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Paschoal, Jaqueline Delgado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:30:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:30:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16319 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245088 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245088 | - |
Descrição: dc.description | The teacher's action is decisive for the educational work in childhood, therefore, this study aims to discuss the relationship between the teacher and the elaborated culture, as well as the influence of knowledge in the pedagogical relationship with children from 0 to 5 years old. The human development occurs through a cultural-historical process and the acquisition of knowledge occurs through the interaction of the subject with the environment and with others, reinforcing the need for teacher training as an element for the qualification of the educational work. The methodology used was bibliographic research based on Historical and Dialectical Materialism. The results indicate that Early Childhood Education as a space of systematized knowledge has the purpose of promoting the development of the child through proposals intentionally organized by the teacher. This research, therefore, corroborates the reiteration that teaching is the guiding axis for the development of the maximum human potentialities. | - |
Descrição: dc.description | Univ Londrina UEL, Grad Program Educ, Londrina, Parana, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Londrina UEL, Dept Educ, Londrina, Parana, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Educ, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Educ, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 994-1008 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista-unesp, Fac Ciencias Letras Assis | - |
Relação: dc.relation | Revista Ibero-americana De Estudos Em Educacao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural-historical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human development | - |
Título: dc.title | TEACHING ACTION IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: FUNDAMENTALS OF EDUCATIONAL WORK IN THE LIGHT OF THE CULTURAL-HISTORICAL THEORY | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: