
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Reinaldo Gimenes de Sena, Carla Cristina | - |
| Autor(es): dc.creator | Flaire Jordao, Barbara Gomes | - |
| Autor(es): dc.creator | Zamperlin, P. | - |
| Autor(es): dc.creator | Cantile, A. | - |
| Autor(es): dc.creator | Milli, M. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:04:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:04:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5194/ica-proc-4-99-2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245081 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245081 | - |
| Descrição: dc.description | The multi-tasking and technological phenomena of modern society form the basis for so-called active methodology options, which engage students through several different teaching strategies. Among these strategies is game-based learning, very appealing to the younger generation of students and with great didactic potential in the teaching of Cartography and Geography. With the increase in versions of games available on different platforms, their lower cost and the introduction of devices such as mobile telephones, smartphones, tablet computers and desk top computers into the school environment, it has been possible to introduce a sandbox-type game in the didactic approach to the teaching of Geography, which includes cartography content. The purpose of this article is to demonstrate the potential of a methodology based on use of the digital game Minecraft for the learning of cartographic concepts related to geographical themes in primary education during the period of social isolation, in which schools remained closed in Brazil, due to the advancing COVID-19 pandemic. This didactic concept was applied to 178 students at a private school in the city of Ribeirao Preto/SP [ Sao Paulo] in the context of remote learning, between the months of October and November 2020. The outcomes were assessed based on the students' comprehension of the different viewpoints and the function and importance of scale in representations they created using Minecraft. The study demonstrated that, by constructing their representations, students could become the protagonists of their own learning process, connecting theoretical concepts to everyday practice and, thus, giving meaning to what they were being taught. | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Univ Estadual Paulista, UNESP, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Sao Paulo, USP, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Univ Estadual Paulista, UNESP, Sao Paulo, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 7 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Copernicus Gesellschaft Mbh | - |
| Relação: dc.relation | 30th International Cartographic Conference (icc 2021), Vol 4 | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartography teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | pandemic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Minecraft | - |
| Palavras-chave: dc.subject | game-based learning | - |
| Título: dc.title | Challenges in the teaching of Cartography during the COVID-19 pandemic: use of Minecraft in the remote classroom setting | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: