Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | - |
Autor(es): dc.creator | Nakano, Natalia | - |
Autor(es): dc.creator | Vicentini Jorente, Maria Jose | - |
Autor(es): dc.creator | Galindo, Marcos | - |
Autor(es): dc.creator | Robinson, L. | - |
Autor(es): dc.creator | Schulz, J. | - |
Autor(es): dc.creator | Dunn, H. S. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:34:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:34:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1108/S2050-206020160000012012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/245020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/245020 | - |
Descrição: dc.description | Purpose - In Latin America, technology has been advancing faster than society is able to adjust to it on its own. Thus, information and communication professionals should merge their efforts to research and discuss the relevant role they play in the society transformed by technology. Methodology/approach - This paper presents and discusses the initiatives that the Brazilian government and stakeholder institutions are developing in regards to ICT and memory and heritage preservation. Findings - The international relevance of describing the Brazilian initiative of ruling the internet in a non-restrictive way shows the trend the country has adopted. Social implications - In the current context of development of the Information Society and expansion of cultural economy and digital culture in Brazil, it is imperative to define public policies for digitizing Brazilian memory and heritage collections. Such a national policy involving the three levels of the Federation as well as private institutions committed to the custody of cultural collections, should play an essential role in guiding the efforts to digital reproduction of collections and their publication on the internet. Originality/value - Brazil is the first country in the world to rule the use of internet openly, in a non-restrictive way, through the Marco Civil da Internet. Since 2007, an academic initiative named Memory Network has been working to promote the digitization and access to Brazilian collections of memory and heritage. | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Pernambuco, Dept Informat Sci, Recife, PE, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 207-229 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Emerald Group Publishing Ltd | - |
Relação: dc.relation | Communication And Information Technologies Annual: Digital Empowerment: Opportunities And Challenges Of Inclusion In Latin America And The Caribbean | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion policies in Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | memory and heritage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marco Civil da Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | memory network | - |
Título: dc.title | ICTs AND INCLUSION POLICIES IN BRAZIL: CONVERGING EFFORTS TOWARD MEMORY AND HERITAGE PRESERVATION | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: