Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ganiko-dutra, Matheus | - |
Autor(es): dc.creator | Bonadio, Letícia De Castro | - |
Autor(es): dc.creator | Caffeu, Bruno Pazold | - |
Autor(es): dc.creator | Bastos, Fernando | - |
Autor(es): dc.creator | Cadeira, Ana Maria De Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:44:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:44:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220056 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/244922 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244922 | - |
Descrição: dc.description | Assigning sexual nomenclatures to plants or structures in the sporophyte phase of angiosperms, as in the term hermaphrodite flower, is a recurring practice in the teaching of Botany and may cause misunderstandings. This work aimed to identify the compatibility in textbooks of higher education and in scientific papers, between the nomenclatures of the reproductive structures of angiosperms with the life phases and then classify such terms according to their likelihood to cause misunderstandings. We created a list with the main nomenclatures of the reproductive structures of angiosperms and, based on it, we carried out a categorial analysis of the textbooks and papers. The results showed lack of standardization, as the same textbook or paper sometimes uses a sexual nomenclature referring to the sporophyte, and sometimes it does not assign sexuality to it. Therefore, we recommend a standardization and unification of the terms, namely, using a proper nomenclature of a structure according to the life phase of the plant and using an exclusive term for each structure. | - |
Descrição: dc.description | A atribuição de nomenclaturas sexuais a plantas ou estruturas da fase esporofítica das angiospermas, como no termo flor hermafrodita, é recorrente no Ensino de Botânica e pode gerar distorções conceituais. Este trabalho buscou identificar a compatibilidade entre as nomenclaturas das estruturas reprodutivas de angiospermas com as fases de vida em livros didáticos de Ensino Superior e em artigos científicos, além de classificá-las de acordo com a possibilidade de promover distorções. Criamos uma lista com as principais nomenclaturas das estruturas reprodutivas de angiospermas e, com base nela, realizamos a análise categorial dos livros e artigos. Os resultados mostram uma ausência de padronização, pois um mesmo livro ou artigo, ora utiliza uma nomenclatura sexual em referência ao esporófito, ora não atribui sexualidade. Portanto, recomendamos a padronização e a unificação dos termos, isto é, a adequação da nomenclatura de uma estrutura com a fase de vida da planta e o uso de um único termo para cada estrutura. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências | - |
Formato: dc.format | - | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. | - |
Relação: dc.relation | Ciência & Educação (Bauru) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Botany teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Angiosperms | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spore reproduction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de botânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Angiospermas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esporidade | - |
Título: dc.title | Não existe flor hermafrodita: uma investigação das nomenclaturas utilizadas para as estruturas reprodutivas na alternância de gerações de Angiospermas | - |
Título: dc.title | There is no hermaphrodite flower: an investigation of the terminology used for the reproductive structures in the alternation of generations of Angiosperms | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: