Cercados, o documentário: entre fatos e mentiras, entre imprensa e discursos1

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMédola, Ana Silvia Lopes Davi-
Autor(es): dc.creatorGuerreiro, Taíssa Maria Tavares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:19:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:19:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1809-58442022118pt-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/244901-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244901-
Descrição: dc.descriptionDurante la pandemia de la COVID-19 en Brasil, se quedó evidente el embate y la resistencia de la prensa frente a los ataques y agresiones protagonizados por los negacionistas. El documentario Cercados, producido por la Globoplay, objeto de análisis de este trabajo, retrata los desafíos entre bastidores de la cobertura periodística en el primer año de la pandemia en Brasil. Respaldados por conceptos de la teoría de la enunciación y estudios de televisión, el objetivo es reflexionar sobre los efectos de sentido producidos por el texto audiovisual y su contribución para la reflexión crítica sobre el escenario de desinformación, así como de la relevancia del periodismo como institución del sistema democrático. Los resultados indican que la organización del discurso, marcada por la estética de la autorreferencialidad, posibilita al enunciador entrar en el universo de la producción periodística e identificarse con los papeles temáticos que desempeñan los periodistas.-
Descrição: dc.descriptionNo contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil, ficou evidente o embate e a resistência da imprensa frente aos ataques e agressões protagonizados pelos negacionistas. O documentário Cercados, produzido pela Globoplay, objeto de análise deste trabalho, retrata os desafios dos bastidores da cobertura jornalística no primeiro ano de pandemia no Brasil. Apoiados em conceitos da teoria da enunciação e estudos de televisão, objetiva-se refletir sobre os efeitos de sentido produzidos pelo texto audiovisual e sua contribuição para a reflexão crítica acerca do cenário de desinformação, bem como da relevância do jornalismo como instituição do sistema democrático. Os resultados indicam que a organização do discurso, marcada pela estética da autorreferencialidade, possibilita ao enunciatário adentrar ao universo da produção jornalística e identificar-se com os papéis temáticos desempenhados pelos jornalistas.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design-
Formato: dc.format--
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)-
Relação: dc.relationIntercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectCercados-
Palavras-chave: dc.subjectEnunciação-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisualidades-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo-
Título: dc.titleCercados, o documentário: entre fatos e mentiras, entre imprensa e discursos1-
Título: dc.titleCercados, el documental: entre hechos y mentiras, entre prensa y discursos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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