CLIL in Education for Science: a case study in a (post-) graduate program

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorConcário, Marcelo-
Autor(es): dc.creatorMartins, Ana Elisa Piedade Sodero-
Autor(es): dc.creatorIgnácio, Ismair-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:39:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:39:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220058-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/244899-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244899-
Descrição: dc.descriptionContent and language integrated learning (CLIL) has a long tradition in European countries, especially in primary and secondary education. In this paper we draw attention to the limited use of the term in higher education, especially at (post-)graduate level. By describing and discussing a course entirely taught in English to students in a program titled Education for Science in Brazil, the authors expect to contribute to a broader understanding of the interrelations between specialized content and advanced communicative skills in English for academic purposes. By focusing on qualitative data on the collaborative writing of a paper in English, it is expected that this kind of classroom-based case study will contribute to better informed decisions related to internationalization of (post-)graduate programs among institutions that underscore the importance of English to help promote visibility and cooperation.-
Descrição: dc.descriptionA aprendizagem integrada de conteúdos e de línguas (AICL) tem grande tradição na educação básica europeia. Neste artigo chamamos atenção para o uso indevidamente limitado do termo no ensino superior, sobretudo na pós-graduação. Ao descrever criticamente ações em uma disciplina num programa de pós em Educação para a Ciência, integralmente realizadas em inglês, buscamos contribuir para uma compreensão mais ampla das inter-relações entre conteúdos especializados e competências comunicativas avançadas em inglês acadêmico. Com base em dados qualitativos sobre a escrita colaborativa deste artigo em inglês, esperamos que o estudo de caso em sala de aula possa promover decisões mais amadurecidas quanto à internacionalização de programas de pós nas instituições que enfatizam a importância da língua inglesa para a visibilidade e cooperação acadêmica.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências-
Formato: dc.format--
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.-
Relação: dc.relationCiência & Educação (Bauru)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish for specific purposes-
Palavras-chave: dc.subject(Post-)graduate education-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic language functions-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de inglês-
Palavras-chave: dc.subjectCLIL-
Palavras-chave: dc.subjectAICL-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para a ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titleCLIL in Education for Science: a case study in a (post-) graduate program-
Título: dc.titleCLIL em Educação para a Ciência: um estudo de caso em um programa de pós-graduação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.