A Teoria Crítica da Tecnologia de Andrew Feenberg: reflexões sobre a inserção de novos elementos tecnológicos no ambiente escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSampaio, Luiz Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:22:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:22:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i265.5198-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/244883-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244883-
Descrição: dc.descriptionThe study discusses the insertion of technological elements in the school environment from the perspective Andrew Feenberg’s Critical Theory of Technology. It was carried a literature review and an analysis of six thesis defended between 2015 and 2018 at universities of the State of São Paulo. Through a qualitative analysis, it was adopted as investigative criteria his critical-philosophical contribution considering two main aspects: the treatment in face of the ambivalence between the uses of technical designs and its effects; the understanding about teaching automation. Epistemological criticism of technology seldom appears on research. Conversely, understanding that this is a necessary and urgent insertion shows in the majority of works; the majority of thesis revealed enthusiastic about the idea of automation; the discussion between ‘informational content’ and ‘processes’ of creation and production rarely appears; and most works defend that new technologies are conducive to a more democratic environment. It was revealed, overall, that the idea of using technical instruments at school is rarely reproached. It is also revealed that the sample space should not suit a wide generalization, but a critical cutout of Sao Paulo State universities’ production on the observed years.-
Descrição: dc.descriptionEl estudio discute la inserción de elementos tecnológicos en el ambiente escolar desde la Teoría Crítica de la Tecnología de Andrew Feenberg. Se realizó una revisión de literatura y el análisis de seis tesis defendidas en universidades del estado de São Paulo entre 2015 y 2018. Por medio de un análisis cualitativo, fueron adoptados como criterios investigativos su aporte crítico-filosófico delante de dos aspectos principales: tracto debido a la ambivalencia entre los usos que son hechos de los designs técnicos y sus efectos; comprensión acerca de la automación de la enseñanza. La crítica epistemológica de la tecnología poco aparece en las pesquisas. Todavía, el entendimiento de que esa inserción es necesaria y urgente hace parte del escopo de la mayoría de los trabajos; la mayoría de las tesis ha evidenciado entusiasmo con relación a la idea de automación; la discusión entre ‘contenido informativo’ y ‘procesos’ de creación y producción raramente es abordada; la mayor parte de los trabajos defiende que las nuevas tecnologías permiten un ambiente más democrático. Se comprende, en general, poca criticidad con relación a la idea del uso de instrumentos técnicos en la escuela. Se entiende que la muestra utilizada no debe servir a una ampla generalización, pero a un recorte crítico de lo que se ha producido en las universidades del estado de São Paulo entre los años analizados.-
Descrição: dc.descriptionO estudo discute a inserção de elementos tecnológicos no ambiente escolar a partir da Teoria Crítica da Tecnologia, de Andrew Feenberg. Realizou-se uma revisão de literatura e a análise de seis teses defendidas em universidades estaduais paulistas entre 2015 e 2018. Por meio de uma análise qualitativa, foram adotados como critérios investigativos seu aporte crítico-filosófico diante de dois aspectos principais: trato em face da ambivalência entre os usos que são feitos dos designs técnicos e os seus efeitos; e compreensão sobre a automação do ensino. A crítica epistemológica da tecnologia pouco aparece nas pesquisas. Em contrapartida, o entendimento de que essa inserção é necessária e urgente faz parte do escopo da maioria dos trabalhos; a maior parcela das teses se mostrou entusiasta com relação à ideia de automação; a discussão entre “conteúdo informacional” e “processos” de criação e produção é raramente abordada; e a maior parte dos trabalhos defende que as novas tecnologias permitem um ambiente mais democrático. Compreende-se, num âmbito geral, pouca criticidade com relação à ideia do uso de instrumentos técnicos na escola. Entende-se que o universo amostral utilizado não deve servir a uma ampla generalização, porém a um recorte crítico do que se produziu nas universidades estaduais paulistas entre os anos analisados.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)-
Formato: dc.format786-807-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-
Relação: dc.relationRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjecteducation-
Palavras-chave: dc.subjecteducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectcritical theory-
Palavras-chave: dc.subjecteducação-
Palavras-chave: dc.subjecttecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectteoria crítica-
Título: dc.titleA Teoria Crítica da Tecnologia de Andrew Feenberg: reflexões sobre a inserção de novos elementos tecnológicos no ambiente escolar-
Título: dc.titleAndrew Feenberg’s Critical Theory of Technology: reflecting on the inclusion of new technological elements in the school environment-
Título: dc.titleLa teoría crítica de la tecnología de Andrew Feenberg: reflexiones sobre la inserción de nuevos elementos tecnológicos en el ámbito escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.