Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Valero, Rafaela | - |
Autor(es): dc.creator | Massi, Luciana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:43:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:43:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220042 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/244843 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244843 | - |
Descrição: dc.description | Studies in the area of Science Education argue for the inclusion of literary texts in science classes due to motivation that they would supposedly provoke in students. In this theoretical-empirical article, we aim to defend that the category of motive should prevail because it includes concerns about motivation highlighted by research in Science Education that deal with the relationship between science and literature. To do that, we first present a systematic bibliographic review of historical-dialectical materialism and historical-cultural psychology to explain that motivation is a complex psychopedagogical process, and that such complexity is not taken into account by some studies in the area. We argue that the category of motive works better by incorporating this notion of motivation. We argue that, in addition to motivating the student with books, as proposed by the research area, it is necessary to create motives to migrate from this object in order to get to know the scientific contents. | - |
Descrição: dc.description | Alguns estudos da área de Educação em Ciências defendem a inserção de textos literários nas aulas de Ciências em função de uma suposta motivação que eles provocariam nos estudantes. Neste artigo, de natureza teórico-empírica, temos o objetivo de defender que a categoria de motivo supera por incorporação as preocupações com a motivação destacadas por algumas pesquisas em Educação em Ciências que tratam da relação entre Ciência e Literatura. Para tanto, partimos de uma revisão bibliográfica sistemática do materialismo histórico-dialético e da psicologia histórico-cultural para explicitar que a motivação é um processo psicopedagógico complexo e que tal complexidade não é levada em consideração por alguns estudos da área. Defendemos que a categoria de motivo supera por incorporação essa noção de motivação. Argumentamos que, para além de motivar o aluno por meio dos livros, como proposto pela área de pesquisa, é preciso criar motivos para migrar desse objeto para o conhecimento dos conteúdos científicos. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | - | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. | - |
Relação: dc.relation | Ciência & Educação (Bauru) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivation for learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science and literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialectical historical materialism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural historical psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação para aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência e literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materialismo histórico-dialético | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia histórico-cultural | - |
Título: dc.title | A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev | - |
Título: dc.title | Literature as motivation in Science classes: an analysis based on Leontiev's motive category | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: