A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorValero, Rafaela-
Autor(es): dc.creatorMassi, Luciana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:43:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:43:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220042-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/244843-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244843-
Descrição: dc.descriptionStudies in the area of Science Education argue for the inclusion of literary texts in science classes due to motivation that they would supposedly provoke in students. In this theoretical-empirical article, we aim to defend that the category of motive should prevail because it includes concerns about motivation highlighted by research in Science Education that deal with the relationship between science and literature. To do that, we first present a systematic bibliographic review of historical-dialectical materialism and historical-cultural psychology to explain that motivation is a complex psychopedagogical process, and that such complexity is not taken into account by some studies in the area. We argue that the category of motive works better by incorporating this notion of motivation. We argue that, in addition to motivating the student with books, as proposed by the research area, it is necessary to create motives to migrate from this object in order to get to know the scientific contents.-
Descrição: dc.descriptionAlguns estudos da área de Educação em Ciências defendem a inserção de textos literários nas aulas de Ciências em função de uma suposta motivação que eles provocariam nos estudantes. Neste artigo, de natureza teórico-empírica, temos o objetivo de defender que a categoria de motivo supera por incorporação as preocupações com a motivação destacadas por algumas pesquisas em Educação em Ciências que tratam da relação entre Ciência e Literatura. Para tanto, partimos de uma revisão bibliográfica sistemática do materialismo histórico-dialético e da psicologia histórico-cultural para explicitar que a motivação é um processo psicopedagógico complexo e que tal complexidade não é levada em consideração por alguns estudos da área. Defendemos que a categoria de motivo supera por incorporação essa noção de motivação. Argumentamos que, para além de motivar o aluno por meio dos livros, como proposto pela área de pesquisa, é preciso criar motivos para migrar desse objeto para o conhecimento dos conteúdos científicos.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001-
Formato: dc.format--
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.-
Relação: dc.relationCiência & Educação (Bauru)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMotivation for learning-
Palavras-chave: dc.subjectScience and literature-
Palavras-chave: dc.subjectDialectical historical materialism-
Palavras-chave: dc.subjectCultural historical psychology-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação para aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCiência e literatura-
Palavras-chave: dc.subjectMaterialismo histórico-dialético-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia histórico-cultural-
Título: dc.titleA literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev-
Título: dc.titleLiterature as motivation in Science classes: an analysis based on Leontiev's motive category-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.