Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | - |
Autor(es): dc.creator | Pagani, Gabriela | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Maria José Da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Andreza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:18:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:18:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0055 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/244840 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244840 | - |
Descrição: dc.description | Este artículo analiza el fenómeno de la renuncia de profesores y su relación con las condiciones laborales en el sistema escolar del estado de São Paulo. La discusión se basa en una revisión bibliográfica sobre el tema, en datos estadísticos sobre el período de abandono entre 2012 a 2018 y información obtenida a través de entrevistas semiestructuradas. Los datos analizados mostraron altas y constantes tasas de abandono en el período y mostraron que la renuncia es el momento final de un proceso fuertemente influenciado por la insatisfacción con las condiciones laborales, especialmente carrera, salarios, jornada laboral, organización y estructura de la red pública de São Paulo. | - |
Descrição: dc.description | Este artigo analisa o fenômeno da exoneração de docentes e sua relação com as condições de trabalho na rede estadual paulista de ensino. A discussão parte de levantamento bibliográfico acerca da temática, de dados estatísticos sobre a exoneração no período de 2012 a 2018 e de informações coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores da rede. Os dados analisados mostraram elevados e constantes índices de exoneração no período e evidenciaram que este é o momento final de um processo de desistência influenciado fortemente pela insatisfação diante das condições de trabalho, sobretudo da carreira, dos salários, da jornada de trabalho, e da organização e estrutura da rede paulista. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências | - |
Descrição: dc.description | Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências | - |
Formato: dc.format | - | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | UNICAMP - Faculdade de Educação | - |
Relação: dc.relation | Pro-Posições | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | exoneração docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | abandono do magistério | - |
Palavras-chave: dc.subject | condições de trabalho docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | valorização do magistério | - |
Palavras-chave: dc.subject | rede pública de ensino paulista | - |
Título: dc.title | Quando os professores desistem: um estudo sobre a exoneração na rede pública estadual de ensino de São Paulo 1 2 | - |
Título: dc.title | Cuando los profesores renuncian al trabajo: un estudio sobre el sistema escolar público en estado de São Paulo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: