Quando os professores desistem: um estudo sobre a exoneração na rede pública estadual de ensino de São Paulo 1 2

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorPontifícia Universidade Católica de Campinas-
Autor(es): dc.creatorPagani, Gabriela-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Maria José Da Silva-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Andreza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:18:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:18:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0055-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/244840-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244840-
Descrição: dc.descriptionEste artículo analiza el fenómeno de la renuncia de profesores y su relación con las condiciones laborales en el sistema escolar del estado de São Paulo. La discusión se basa en una revisión bibliográfica sobre el tema, en datos estadísticos sobre el período de abandono entre 2012 a 2018 y información obtenida a través de entrevistas semiestructuradas. Los datos analizados mostraron altas y constantes tasas de abandono en el período y mostraron que la renuncia es el momento final de un proceso fuertemente influenciado por la insatisfacción con las condiciones laborales, especialmente carrera, salarios, jornada laboral, organización y estructura de la red pública de São Paulo.-
Descrição: dc.descriptionEste artigo analisa o fenômeno da exoneração de docentes e sua relação com as condições de trabalho na rede estadual paulista de ensino. A discussão parte de levantamento bibliográfico acerca da temática, de dados estatísticos sobre a exoneração no período de 2012 a 2018 e de informações coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores da rede. Os dados analisados mostraram elevados e constantes índices de exoneração no período e evidenciaram que este é o momento final de um processo de desistência influenciado fortemente pela insatisfação diante das condições de trabalho, sobretudo da carreira, dos salários, da jornada de trabalho, e da organização e estrutura da rede paulista.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências-
Descrição: dc.descriptionPontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências-
Formato: dc.format--
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUNICAMP - Faculdade de Educação-
Relação: dc.relationPro-Posições-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectexoneração docente-
Palavras-chave: dc.subjectabandono do magistério-
Palavras-chave: dc.subjectcondições de trabalho docente-
Palavras-chave: dc.subjectvalorização do magistério-
Palavras-chave: dc.subjectrede pública de ensino paulista-
Título: dc.titleQuando os professores desistem: um estudo sobre a exoneração na rede pública estadual de ensino de São Paulo 1 2-
Título: dc.titleCuando los profesores renuncian al trabajo: un estudio sobre el sistema escolar público en estado de São Paulo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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