Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Carolina Gil | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Admilson Irio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Fukumitsu, Murilo Henrique Moreira de Santana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:39:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:39:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/244743 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244743 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como tema a mitigação da emissão de gases poluentes no transporte de uma empresa de varejo. Para o desenvolvimento do conteúdo, foi adotado uma metodologia que estivesse alinhada ao que foi proposto alcançar pelos objetivos deste estudo. Assim, o objetivo geral busca por meio de um estudo de caso de uma empresa varejista, identificar e propor alternativas para diminuir a emissão de gases poluentes (CO2). A análise do estudo de caso foi realizada a partir de dados fornecidos em relatório de sustentabilidade onde foram expostas as emissões referentes aos anos 2020 e 2021, determinadas a partir de método definido pelo GHG Protocol. Após análise, verificou-se que a maior redução de emissões está relacionada a uma diminuição do uso de combustíveis oriundos de fontes renováveis no Escopo1 e a maior contribuição no aumento das emissões é devido a elevação do uso de transporte e distribuição upstream e downstream no escopo 3. Algumas ações como a substituição de combustíveis de fontes não renováveis por renováveis pode auxiliar para a melhoria nos índices de emissões da empresa avaliada. Através da avaliação dos dados, foi possível verificar a importância de utilizar uma ferramenta como o GHG Protocol na mensuração das emissões para a visualização do cenário e emprego de ações possíveis para sua melhoria. | - |
Descrição: dc.description | The present work has as theme the mitigation of pollutant gas emissions in the transportation of a retail company. For the development of the content, a methodology was adopted that was aligned with what was proposed to achieve by the objectives of this study. Thus, the general objective seeks through a case study of a retailer to identify and propose alternatives to reduce the emission of polluting gases (CO2). The case study analysis was carried out based on data provided in a sustainability report where emissions for the years 2020 and 2021 were exposed, determined based on the method defined by the GHG Protocol. After analysis, it was found that the greatest reduction in emissions is related to a decrease in the use of fuels from renewable sources in Scope1 and the greatest contribution to the increase in emissions is due to the increased use of upstream and downstream transport and distribution in the scope 3. Some actions such as the substitution of fuels from non-renewable sources for renewable sources can help to improve the emission rates of the evaluated company. Through the evaluation of the data, it was possible to verify the importance of using a tool such as the GHG Protocol in measuring emissions to visualize the scenario and use possible actions for its improvement. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poluição atmosférica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte varejista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Greenhouse gases | - |
Título: dc.title | Estudo de caso: levantamento de cenários para mitigação de emissões de gases poluentes no transporte do varejo | - |
Título: dc.title | Case study: scenario survey for mitigation of polluting gas emissions in retail transportation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: