
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Leite, César Donizetti Pereira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Rossi, Ana Carolina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/244511 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244511 | - |
| Descrição: dc.description | A proposta deste trabalho é apresentar e analisar reflexões sobre a importância da afetividade e dos vínculos afetivos no processo de aprendizagem e de desenvolvimento das crianças que estão ingressando a sua vida escolar. Para fundamentar tal estudo, procurou-se referências bibliográficas baseadas na perspectiva conceitual de Henry Wallon, autor que estudou à importância do afetonas relações interpessoais, na interação, formação e construção do indivíduo como um ser social, cultural e inserido em seu próprio meio. Buscou-se levantar e entender a importância de se pensar em um professor que tenha um olhar afetivo aos seus alunos e as suas aprendizagens, pois isto é fundamental para que os conhecimentos sejam cada vez mais pessoais e significativos para as crianças e também para que elas possam vivenciar, experimentar e principalmente estabelecer vínculos seguros, os quais se tornarão imprescindíveis para seu crescimento não só cognitivo, mas também emocional e social. Durante o decorrer deste trabalho, poderemos perceber e constatar porque é tão importante a escola se fundamentar em uma educação baseada em afetos e conhecimentos válidos a criança como um todo. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alunos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | - |
| Título: dc.title | A importância da afetividade no contexto escolar da educação infantil | - |
| Título: dc.title | The importance of affectivity in the school context of early childhood education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: