
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Osti, Andréia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Paganotti, Emille Gomes | - |
| Autor(es): dc.creator | Borges, Vitória Araújo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:08:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:08:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/244461 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244461 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo identificar publicações acadêmicas sobre a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no cenário brasileiro. Especificamente, os estudos que abordaram as adaptações curriculares ofertadas a esse público-alvo no Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Para tal, foi utilizada a revisão bibliográfica de literatura nos bancos de dados SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e Periódico CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) sem data de fixação para busca. Os termos para a procura foram as combinações: “transtorno do espectro autista” e “inclusão escolar”; “autismo” e “inclusão escolar” e "currículo" e “autismo”. Obteve-se cinco artigos que foram analisados, contribuindo para identificação de lacunas de estudos que podem ser abordadas em pesquisas futuras. Similarmente, os artigos indicaram que as adaptações do currículo contribuem para atender as individualidades educativas dos estudantes com TEA. As alterações abordadas pelos trabalhos lidos indicaram modificações nos procedimentos de ensino; a partir de atividades alternativas às previstas e/ou introduzindo atividades complementares àquelas que haviam sido originalmente planejadas, com o enfoque na promoção de oportunidades diversificadas de se abordar o mesmo assunto. | - |
| Descrição: dc.description | This paper aimed to identify academic publications on school inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in Brazil. Specifically, the studies that addressed the curricular adaptations offered to this target audience in Elementary School - Early Years. To this end, a literature review in the SCIELO (Scientific Electronic Library Online) and CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) databases was used, without a fixed search date. The search terms were the combinations: "autistic spectrum disorder" and "school inclusion"; "autism" and "school inclusion" and "curriculum" and "autism". We obtained five articles that were analyzed, contributing to the identification of study gaps that can be addressed in future research. Similarly, the articles indicated that curriculum adaptations contribute to meet the educational individualities of students with ASD. The changes addressed by the papers read indicated modifications in teaching procedures; starting with alternative activities to the planned ones and/or introducing complementary activities to those that had been originally planned, with a focus on promoting diversified opportunities to approach the same subject. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adaptação curricular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autistic spectrum disorder | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curricular adaptation | - |
| Título: dc.title | Produções acadêmicas sobre transtorno do espectro autista e adaptação do currículo escolar | - |
| Título: dc.title | Academic productions on autism spectrum disorder and school curriculum adaptation | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: