Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Leite, César Donizetti Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luana Priscila de | - |
Autor(es): dc.creator | Aiascida, Tais Harume | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:23:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:23:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/244449 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244449 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho estudou o impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de Pedagogia Afetiva e em como as emoções contagiaram as crianças. Essa pesquisa teve como objetivo fazer uma análise bibliográfica sobre a relação professor- aluno e sua interferência no desenvolvimento das emoções. Fazendo uso da abordagem qualitativa baseada no aprofundamento da compreensão e a visão do teórico, a metodologia foi baseada em levantamentos bibliográficos sobre a vida e obras de Henri Wallon com ênfase em sua Teoria das emoções. Traz uma breve análise sobre a Base Nacional Comum Curricular e sua função de valorizar a dimensão afetiva da criança no ambiente escolar. Diante da pesquisa é concluído que a parte cognitiva e a parte afetiva são interligadas, e as emoções impactam o desenvolvimento pleno da criança, a mesma precisa estar em um ambiente acolhedor e amável onde a relação professor-aluno é a base fundamental. | - |
Descrição: dc.description | This study examined the impact of emotions in the school environment based on Henri Wallon's theory of Affective Pedagogy and how emotions affect children. The objective was to conduct a bibliographic analysis of the teacher-student relationship and its interference with emotional development. Using a qualitative approach, the methodology focused on bibliographic surveys of Henri Wallon's life and works, with an emphasis on his theory of emotions. The study includes a brief analysis of the National Common Curricular Base and its role in valuing the affective dimension of the child in the school environment. Based on the research, it is concluded that the cognitive and affective parts are interconnected, and emotions impact the full development of the child. The child needs to be in a warm and cozy environment where the teacher-student relationship is the fundamental basis. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Henri Wallon | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação professor-aluno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emoção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher-student relationship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emotion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affectivity | - |
Título: dc.title | O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva | - |
Título: dc.title | The impact of emotions in the school environment based on Henri Wallon's theory of affective pedagogy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: