O impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeite, César Donizetti Pereira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luana Priscila de-
Autor(es): dc.creatorAiascida, Tais Harume-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:23:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:23:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/244449-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244449-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho estudou o impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de Pedagogia Afetiva e em como as emoções contagiaram as crianças. Essa pesquisa teve como objetivo fazer uma análise bibliográfica sobre a relação professor- aluno e sua interferência no desenvolvimento das emoções. Fazendo uso da abordagem qualitativa baseada no aprofundamento da compreensão e a visão do teórico, a metodologia foi baseada em levantamentos bibliográficos sobre a vida e obras de Henri Wallon com ênfase em sua Teoria das emoções. Traz uma breve análise sobre a Base Nacional Comum Curricular e sua função de valorizar a dimensão afetiva da criança no ambiente escolar. Diante da pesquisa é concluído que a parte cognitiva e a parte afetiva são interligadas, e as emoções impactam o desenvolvimento pleno da criança, a mesma precisa estar em um ambiente acolhedor e amável onde a relação professor-aluno é a base fundamental.-
Descrição: dc.descriptionThis study examined the impact of emotions in the school environment based on Henri Wallon's theory of Affective Pedagogy and how emotions affect children. The objective was to conduct a bibliographic analysis of the teacher-student relationship and its interference with emotional development. Using a qualitative approach, the methodology focused on bibliographic surveys of Henri Wallon's life and works, with an emphasis on his theory of emotions. The study includes a brief analysis of the National Common Curricular Base and its role in valuing the affective dimension of the child in the school environment. Based on the research, it is concluded that the cognitive and affective parts are interconnected, and emotions impact the full development of the child. The child needs to be in a warm and cozy environment where the teacher-student relationship is the fundamental basis.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectHenri Wallon-
Palavras-chave: dc.subjectRelação professor-aluno-
Palavras-chave: dc.subjectEmoção-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher-student relationship-
Palavras-chave: dc.subjectEmotion-
Palavras-chave: dc.subjectAffectivity-
Título: dc.titleO impacto das emoções no ambiente escolar: baseado na teoria de Henri Wallon de pedagogia afetiva-
Título: dc.titleThe impact of emotions in the school environment based on Henri Wallon's theory of affective pedagogy-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.