Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bertagna, Regiane Helena | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Luísa Chaer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:33:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:33:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/244394 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244394 | - |
Descrição: dc.description | A partir dos anos 90, com a criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) pelo governo federal, houve uma crescente busca dos estados e municípios a organizarem sistemas locais e regionais de avaliação do desempenho escolar, com a justificativa de estabelecer políticas públicas para a melhoria da Educação. A presente pesquisa pretende atualizar o mapeamento dos sistemas estaduais de avaliação da educação brasileira, realizado no âmbito das pesquisas do GREPPE/Unesp Rio Claro, no período de 2005 a 2021, e trazer reflexões acerca dos dados coletados. Para isso, foi realizada pesquisa de abordagem qualitativa, onde primeiramente houve a caracterização dos sistemas de avaliação estaduais a partir dos dados coletados no mapeamento, evidenciando a ocorrência dos aspectos: nome do sistema, data de início, público-alvo, periodicidade, assessoria para implantação do sistema no estado, objetivos (auto) declarados sobre os sistemas estaduais e a legislação da implantação do sistema. Posteriormente, foi realizada leitura de material bibliográfico sobre o tema para a construção das análises, contextualizando a tendência histórica apresentada nos dados coletados sobre os sistemas de avaliação estaduais. | - |
Descrição: dc.description | From the 1990s onwards, with the creation of the Basic Education Assessment System (Saeb) by the federal government, there was a growing quest for states and municipalities to organize local and regional systems for assessing school performance, with the justification of establishing public policies for the improvement of Education. This research intends to update the mapping of the state systems of evaluation of Brazilian education, carried out within the scope of research by GREPPE/Unesp Rio Claro, in the period from 2005 to 2021, and bring reflections on the data collected. For this, a qualitative approach research was carried out, where first there was the characterization of the state evaluation systems from the data collected in the mapping, evidencing the occurrence of the aspects: name of the system, start date, target public, periodicity, advisory for implementation of the system in the state, (self) declared objectives on the state systems and legislation for the implementation of the system. Subsequently, bibliographical material on the subject was read for the construction of the analyses, contextualizing the historical trend presented in the data collected on the state evaluation systems. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 146276/2021-3 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação em larga escala | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de avaliação dos estados brasileiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Large-scale evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessment systems of brazilian states | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational politics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational evaluation | - |
Título: dc.title | Sistemas estaduais de avaliação da educação brasileira: mapeamento 2005-2021 | - |
Título: dc.title | State systems for assessing brazilian education: mapping 2005-2021 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: