
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Leite, Cesar Donizetti Pereira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Paganotti, Emille Gomes | - |
| Autor(es): dc.creator | Dalfré, Mariá Ribeiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:10:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:10:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/244366 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244366 | - |
| Descrição: dc.description | Co-teaching is a service model that can be offered as a Specialized Educational Service for Special Education Students. This work aimed to identify and analyze national publications that empirically addressed educational inclusion through the influence of collaborative teaching in scientific articles, through the search of the terms "collaborative teaching", "bidocence" and "co-teaching" in combination with the term "educational inclusion" on the platforms Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Coordination of Superior Level Staff Improvement (CAPES). Through the search, it was possible to identify twelve articles that, when analyzed, contributed to better understanding and presenting an overview of what has already been published about these subjects. Identifying knowledge gaps and contributing to the development of co-teaching theory over time in Brazil. The results showed that despite facing difficulties to be put into practice, collaborative teaching is an innovative and powerful proposal for promoting effective school inclusion, with the ability to help teachers and improve the quality of teaching for all students. | - |
| Descrição: dc.description | O ensino colaborativo é um modelo de serviço que pode ser ofertado como Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar publicações nacionais que abordaram empiricamente a inclusão escolar pelo viés do ensino colaborativo. A coleta dos artigos foi realizada com os termos de busca “ensino colaborativo”, “bidocência” e “coensino” em combinação com o termo “inclusão escolar”, nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram identificados doze artigos que, ao serem analisados, colaboraram para a construção de um panorama do que já foi produzido sobre o tema, identificando lacunas e compreendendo o desenvolvimento da teoria colaborativa ao longo dos anos no país. Os resultados mostraram que, apesar de enfrentar obstáculos para ser colocado em prática, o ensino colaborativo é uma proposta inovadora e potente para a promoção de uma efetiva inclusão escolar, com capacidade de fortalecer o trabalho dos educadores e melhorar a qualidade do ensino para todos os alunos. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Equipes de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino colaborativo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School inclusion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Collaborative teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching teams | - |
| Título: dc.title | Ensino colaborativo e educação especial: uma revisão da literatura | - |
| Título: dc.title | Collaborative teaching and special education: a literature review | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: