Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Maria Antonia Ramos de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Ricardo Abdalla | - |
Autor(es): dc.creator | Abreu, Aline Hitomi Marcondes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:32:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:32:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/244293 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244293 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa objetivou analisar a produção científica desenvolvida a partir da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Educação, buscando compreender o papel dos ODS para a construção de uma Cultura Sustentável e o potencial das instituições educativas frente à implementação e propagação da Agenda 2030. Nesse sentido, foi realizado um levantamento de artigos científicos publicados nos últimos cinco anos, através do banco de dados bibliográficos SciELO e no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de forma a coletar e analisar o progresso dos estudos sobre a Agenda 2030 e as ODS na Educação. Foram localizados 40 artigos, dos quais apenas 3 trazem contribuições sobre os ODS nas instituições educativas. Assim, produziu-se uma pesquisa bibliográfica através da análise de conteúdo, com caráter qualitativo e exploratório que apontam para a importância da educação na construção de uma sociedade sustentável, baseada nos princípios da Agenda 2030; e a necessidade de uma educação inclusiva e equitativa de qualidade. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agenda 2030 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituições educativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Objetivos de desenvolvimento sustentável | - |
Título: dc.title | A construção de uma cultura sustentável por meio das instituições educativas: os ODS como plano de ação | - |
Título: dc.title | Building a sustainable culture through educational institutions: the SDGs as an action plan | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: