Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fiore, Fabiana Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Olivato, Debora | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Arthur Bispo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:46:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:46:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/244244 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244244 | - |
Descrição: dc.description | A educação para redução do risco de desastres (ERRD) oferece uma nova perspec-tiva e apresenta caminhos para ruptura dos atuais padrões de produção, consumo e ocupação do território que geram riscos e agravam vulnerabilidades e ameaças a eventos extremos. Unidades escolares são espaços de educação formal com poten-cial para produção de conhecimento sobre RRD e transformação de comunidades resilientes às mudanças do clima, entretanto não há ferramentas adequadas para avaliação das ações adotas rumo a este horizonte. O presente trabalho objetiva a estruturação de indicadores de resiliência aplicáveis a unidades escolares. A pes-quisa qualitativa foi desenvolvida em etapas de revisão sistemática; análise docu-mental de políticas públicas; conformação, levantamento e validações de indicado-res de resiliência. Como principal resultado destacam-se quatro categorias de indi-cadores de resiliência: avaliação; capacitação; monitoramento; preservação e con-servação. A estrutura apresenta-se como referencial teórico para nortear instrumen-tos de avaliação de práticas educacionais em nível local, regional e nacional. | - |
Descrição: dc.description | The Disaster Risk Reduction Education (DRRE) offers a new perspective and presents ways to break the current patterns of production, consumption and occupation of the territory that generate risks and aggravate vulnerabilities and threats to extreme events. School units are formal education spaces with potential for the production of knowledge about DRR and the transformation of communities resilient to climate change, however, there are no adequate tools for evaluating the actions taken towards this horizon. The present work aims at structuring of resilience indicators applicable to school units. The qualitative research was developed in stages of systematic review; document analysis of public policies; conformation, survey and validation of resilience indicators. As a main result, four categories of resilience indicators stand out: evaluation; capacity building; monitoring; preservation and conservation. The structure is presented as a theoretical reference to guide tools for evaluating educational practices at local, regional and national levels. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | indicadores de resiliência | - |
Palavras-chave: dc.subject | unidades escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | redução de riscos | - |
Palavras-chave: dc.subject | desastres socioambientais | - |
Palavras-chave: dc.subject | resilience indicators | - |
Palavras-chave: dc.subject | school units | - |
Palavras-chave: dc.subject | environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | risk reduction | - |
Palavras-chave: dc.subject | socio-environmental disasters | - |
Título: dc.title | Estruturação de indicadores de resiliência aplicáveis à unidades educacionais | - |
Título: dc.title | Structuring resilience indicators applicable to educational units | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: