Estruturação de indicadores de resiliência aplicáveis à unidades educacionais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFiore, Fabiana Alves-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorOlivato, Debora-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Arthur Bispo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:46:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:46:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/244244-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244244-
Descrição: dc.descriptionA educação para redução do risco de desastres (ERRD) oferece uma nova perspec-tiva e apresenta caminhos para ruptura dos atuais padrões de produção, consumo e ocupação do território que geram riscos e agravam vulnerabilidades e ameaças a eventos extremos. Unidades escolares são espaços de educação formal com poten-cial para produção de conhecimento sobre RRD e transformação de comunidades resilientes às mudanças do clima, entretanto não há ferramentas adequadas para avaliação das ações adotas rumo a este horizonte. O presente trabalho objetiva a estruturação de indicadores de resiliência aplicáveis a unidades escolares. A pes-quisa qualitativa foi desenvolvida em etapas de revisão sistemática; análise docu-mental de políticas públicas; conformação, levantamento e validações de indicado-res de resiliência. Como principal resultado destacam-se quatro categorias de indi-cadores de resiliência: avaliação; capacitação; monitoramento; preservação e con-servação. A estrutura apresenta-se como referencial teórico para nortear instrumen-tos de avaliação de práticas educacionais em nível local, regional e nacional.-
Descrição: dc.descriptionThe Disaster Risk Reduction Education (DRRE) offers a new perspective and presents ways to break the current patterns of production, consumption and occupation of the territory that generate risks and aggravate vulnerabilities and threats to extreme events. School units are formal education spaces with potential for the production of knowledge about DRR and the transformation of communities resilient to climate change, however, there are no adequate tools for evaluating the actions taken towards this horizon. The present work aims at structuring of resilience indicators applicable to school units. The qualitative research was developed in stages of systematic review; document analysis of public policies; conformation, survey and validation of resilience indicators. As a main result, four categories of resilience indicators stand out: evaluation; capacity building; monitoring; preservation and conservation. The structure is presented as a theoretical reference to guide tools for evaluating educational practices at local, regional and national levels.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectindicadores de resiliência-
Palavras-chave: dc.subjectunidades escolares-
Palavras-chave: dc.subjecteducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectredução de riscos-
Palavras-chave: dc.subjectdesastres socioambientais-
Palavras-chave: dc.subjectresilience indicators-
Palavras-chave: dc.subjectschool units-
Palavras-chave: dc.subjectenvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectrisk reduction-
Palavras-chave: dc.subjectsocio-environmental disasters-
Título: dc.titleEstruturação de indicadores de resiliência aplicáveis à unidades educacionais-
Título: dc.titleStructuring resilience indicators applicable to educational units-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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