Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Alonso Bezerra de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Aline Lucas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:59:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:59:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/244207 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244207 | - |
Descrição: dc.description | Considerando o recente aumento da oferta de escolas Waldorf por todo o Brasil, se popularizou entre famílias de pessoas pretas, pardas e indígenas, anteriormente não compunham este cenário. Essa nova configuração fez nascer reivindicações de propostas pedagógicas que contemplem a cultura local do Brasil e não mais apenas abordagens de simbologia europeia. No ano de 2020 surgiram as diversas manifestações antirracistas no Brasil, e com elas o nascimento dos grupos: Movimento Preto Waldorf e o Movimento Antirracista na pedagogia Waldorf, ambas com reivindicações pedagógicas que encontramos na perspectiva decolonial um olhar semelhante para a colonialidade da sociedade e da educação. Para tanto, procede-se à metodologia de pesquisa bibliográfica e com escuta de narrativas de professoras atuantes em uma abordagem pedagógica focada na luta antirracista. Desse modo, observa-se que há enorme movimentação da Comunidade Waldorf para abrasileirar a pedagogia o que permite concluir que a perspectiva decolonial é importante para sustentar politicamente estes novos estudos e atuações que descolonizam a escola e trazem interculturalidade às ações pedagógicas. | - |
Descrição: dc.description | With the recent increase in the number of Waldorf schools throughout Brazil, it has become popular among families of black, brown, and indigenous people, who were previously not part of this scenario. This new configuration has given rise to demands for pedagogical proposals that take into account the local culture of Brazil, rather than just approaches based on European symbolism. In 2020, various anti-racist demonstrations emerged in Brazil, leading to the creation of two groups: the Black Waldorf Movement and the Anti-racist Movement in Waldorf Pedagogy. Both groups make pedagogical claims that view society and education through a decolonial perspective. To explore this perspective, we conducted a bibliographical research and listened to the narratives of active teachers in a pedagogical approach focused on the anti-racist struggle. We found that there is a significant movement in the Waldorf community to "Brazilianize" pedagogy, and we conclude that adopting a decolonial perspective is essential to support these new studies and actions that aim to decolonize schools and bring interculturality to pedagogical practices. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Waldorf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento Preto Antirracista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasilidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Waldorf pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Black Anti-racist Movement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilianities | - |
Título: dc.title | A pedagogia Waldorf no Brasil: buscando caminhos antirracistas à luz da perspectiva decolonial | - |
Título: dc.title | Waldorf pedagogy in Brazil: seeking anti-racist paths in light of the decolonial perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: