Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Marcia Regina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Leonardo Zerneri da | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Isabelle de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:31:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:31:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/244193 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244193 | - |
Descrição: dc.description | A Indústria 4.0 segue estimulando o avanço tecnológico na busca pela diminuição da atuação do ser humano em tarefas repetitivas, modificando as áreas de atuação dos esforços humanos. O desenvolvimento de tecnologias como a Internet das coisas, a Inteligência Artificial, Análise de Big Data, Quick Response Code (QR code), Realidade Virtual e Realidade Aumentada também impactam os setores de Ensino e da Construção Civil, possibilitando a reprodução de atividades práticas de acordo com a necessidade, além de evitar o desperdício de materiais e a necessidade de locomoção para obras. O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e utilização de ferramentas de Realidade Virtual e Realidade Aumentada para o ensino prático a respeito de locação de obras e o teste desta aplicação com estudantes da graduação do curso de Engenharia Civil. Por se tratar do desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta para auxiliar na realização de atividades práticas, juntamente com a avaliação dos estudantes a respeito de seus benefícios no âmbito da aprendizagem, o método adotado para essa pesquisa pode ser definido com quantitativo descritivo. Pôde-se evidenciar com o presente trabalho que a utilização de ferramentas de Realidade Virtual e Aumentada apresentam-se benéficas no âmbito educacional: 15% dos alunos deu nota máxima para seu conhecimento do tema locação de obras antes da aplicação da ferramenta desenvolvida e após a sua aplicação, o mesmo índice cresceu para 42%. | - |
Descrição: dc.description | "Industry 4.0" continues to stimulate technological advances in the task to reduce human activity in repetitive tasks, modifying the areas of human effort. The development of technologies such as the internet of things, artificial intelligence, Big Data Analysis, Quick Response Code (QR code), Virtual Reality, and Augmented Reality also impact the Education and Civil Construction sectors, enabling the unlimited reproduction of practical activities, in addition, the wasting material or commuting to construction sites are not necessarily fundamental. The objective of this work was the development and apply Virtual Reality and Augmented Reality as tools for practical teaching regarding the building layout and testing this application with undergraduate students of the Civil Engineering course, collecting perceptions to understand its benefits in the context of learning. The method adopted for this research can be defined as descriptive quantitative. It could be evidenced by present work that the use of Virtual and Augmented Reality tools are beneficial in the educational scope: 15% of the students gave the maximum score for their knowledge of building layout theme before applying the tool developed and after that, the same index grew to 42%. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade Virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade Aumentada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Locação de Obra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual Reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Augmented Reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Building Layout | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria de construção civil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia de ponta e educação | - |
Título: dc.title | Realidade Virtual e Aumentada no ensino e aprendizagem da prática da locação de edificações: desenvolvimento de uma aplicação para o ensino | - |
Título: dc.title | Virtual and Augmented Reality in teaching and learning the practice of renting buildings: development of an application for teaching | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: