
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Peterson Rigato da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Moraes, Tatiana Schneider Vieira de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Maria Antonia Ramos de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | França, Ana Flávia Vieira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:57:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:57:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/244141 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244141 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma proposta de utilização da obra literária “Vidas Secas”, do autor Graciliano Ramos, como uma ferramenta metodológica para o ensino do bioma Caatinga por professoras e professores de Ciências do ensino Fundamental II e de Biologia do Ensino Médio. O desenvolvimento de ações pautadas no uso da literatura em sala de aula pode contribuir para integrar aspectos literários utilizados nas aulas de Língua Portuguesa com as aulas de Ciências e Biologia, dentre outras disciplinas. Nesse sentido, o objetivo desta investigação foi caracterizar e analisar as possibilidades de utilização da obra Vidas Secas nas aulas de Ciências e Biologia em articulação com outras disciplinas. Para atender o objetivo proposto, foi estruturada uma pesquisa qualitativa, a qual foi desenvolvida a partir de uma análise documental da obra Vidas Secas, organizada em duas fases: fase 1) foram selecionados trechos que podem ser utilizados para explicações sobre o bioma; fase 2) os trechos foram analisados com base em indícios para a promoção da Alfabetização Científica por meio de obras literárias. Os resultados evidenciam as possibilidades da literatura em sala de aula incluindo aspectos interdisciplinares nas escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Por fim, foi possível constatar as articulações necessárias entre as Ciências Biológicas e a Literatura para que professoras e professores possam utilizar este recurso nos planejamentos de situações pedagógicas envolvendo conceitos científicos e a obra literária Vidas Secas. | - |
| Descrição: dc.description | This work presents a proposal for the use of the literary work “Vidas Secas”, by the author Graciliano Ramos, as a methodological tool for teaching the Caatinga biome by Science teachers in Elementary School II and Biology in High School. The development of actions based on the use of literature in the classroom can contribute to integrating literary aspects used in Portuguese Language classes with Science and Biology classes, among other subjects. In this sense, the objective of this investigation was to characterize and analyze the possibilities of using the work Vidas Secas in Science and Biology classes in conjunction with other disciplines. To meet the proposed objective, a qualitative research was structured, which was developed from a documental analysis of the work Vidas Secas, organized in two phases: phase 1) excerpts were selected that can be used for explanations about the biome; phase 2) the excerpts were analyzed based on evidence for the promotion of Scientific Literacy through literary works. The results show the possibilities of literature in the classroom, including interdisciplinary aspects in Elementary School II and High School. Finally, it was possible to verify the necessary articulations between Biological Sciences and Literature so that teachers can use this resource in the planning of pedagogical situations involving scientific concepts and the literary work Vidas Secas. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Caatinga | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science classes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinarity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Título: dc.title | Uma análise interdisciplinar do bioma Caatinga na obra literária "Vidas Secas", de Graciliano Ramos | - |
| Título: dc.title | An interdisciplinary analysis of the Caatinga biome in the literary work "Vidas Secas", by Graciliano Ramos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: