Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Simone Pires de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:27:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:27:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/244126 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244126 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: o cotidiano escolar público brasileiro é repleto de “violências” e “sucessos” educacionais no que diz respeito à atuação professoral, na formação estudantil de novas gerações de jovens adultos, aptos ao mundo do trabalho e enfrentamentos socioculturais. Questão problema de pesquisa: a atuação professoral-pesquisador(a), na perspectiva do ensino da aprendizagem socioemocional, por intermédio de um projeto escolar, diferencia na formação e posturas de adolescentes, especialmente, daqueles com perfis conflituosos pessoais e sociais e, concomitantemente, com dificuldades nos estudos? Hipótese: o ensino da aprendizagem socioemocional, por intermédio de projeto escolar e, de acordo com a atuação professoral-pesquisador(a), potencializa uma formação estudantil diferenciada, principalmente, aos estudantes com problemas emocionais. Objetivo: na presente pesquisa, foi o de analisar as potencialidades de um projeto em educação socioemocional, num contexto escolar de estudantes de 6º anos do Ensino Fundamental e, consequentemente, na possível ressignificação de perfis estudantis que se apresentam conflituosos e com dificuldades em relacionamentos interpessoais e de aprendizagens acadêmicas. Revisão da literatura e documental: abrangeu estudos nas áreas da saúde EMOCIONAL e educação escolar. Universo da pesquisa: abrangeu doze estudantes de uma escola estadual, situada na periferia de uma cidade do interior paulista, que apresentavam alguns comportamentos (brigas, xingamentos, assédios etc.), de acordo com registros escolares. Metodologia: qualitativa, estudo exploratório e pesquisa-ação, com intervenção da ora professora e pesquisadora do presente estudo de caso (grupo estudantil), realizada em seis encontros e desenvolvido o projeto de ações pedagógicas referentes ao ensino e à aprendizagem socioemocional. Análise e Discussão dos Dados: literatura científica e da educação, há tempos, apresentam dados de programas educacionais com resultados eficazes no que diz respeito ao ensino da aprendizagem socioemocional em contextos escolares. Nesse sentido, também, na presente pesquisa-ação foi constatada a potencialidade do projeto no âmbito da aprendizagem socioemocional, possibilitando ao referido grupo de adolescentes novas aprendizagens e, consequentemente, vislumbrou-se uma formação escolar diferenciada, ou melhor, o ensino da aprendizagem socioemocional como eficaz diretriz pedagógica escolar, professoral, estudantil e familiar. Considerações finais: urge concretizar políticas públicas escolares no campo da aprendizagem socioemocional, bem como, projetos políticos pedagógicos ressignificados e pesquisas interdisciplinares abrangentes, referentes à melhor educação para a saúde do corpo e sociedade brasileira. Produto Educacional: e-book “Crescer para transformar”. | - |
Descrição: dc.description | The daily Brazilian public school is full of educational "violence" and "successes" with regard to teacher al- performance in the student formation of new generations of young adults able to work and sociocultural confrontations. Research problem question: does the teaching-researcher action, from the perspective of the teaching of socio-emotionial learning, through a school project, differentiate in the education and postures of adolescents, especially those with conflicting personal and social profiles and, concomitantly, with difficulties in studies? Hypothesis: the teaching of socio-emotional learning, through a school project and, according to the teacherresearcher, enhances a differentiated student education, mainly to students with emotional problems. Objective: in this research, it was to analyze the potentialities of a project in socio-emotional education, in a school context of 6th grade students of elementary school and, consequently, in the possible resignification of student profiles that present conflicting and with difficulties in interpersonal relationships and academic learning. Literature review: it has included studies in the areas of Emotional health and school education. Universe of the research: it included twelve students from a state school, located on the outskirts of a city in the interior of São Paulo, who presented some behaviors (fights, name-calling, harassment etc.), according to school documents. Methodology: qualitative, exploratory study and action research, with intervention of the professor and researcher of the present case study (student group), carried out in six meetings and developed the project of pedagogical actions related to teaching and socio-emotional learning. Data Analysis and Discussion: scientific literature and education have long presented data from educational programs with effective results regarding the teaching of socio-emotional learning in school contexts. In this sense, also, in this action research, the potential of the project in the context of socio-emotional learning was verified, enabling this group of adolescents to learn new and, consequently, a differentiated school education was envisaged, or rather, the teaching of socio-emotional learning as an effective pedagogical guideline for school, teacher, student and family. Final considerations: it is urgent to implement public policies in the field of socio-emotional learning, as well as re-meaning pedagogical political projects and comprehensive interdisciplinary research, related to the best education for the health of the Brazilian body and society. Educational Product: ebook “Grow to Transform”. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem socioemocional | - |
Título: dc.title | Projeto de aprendizagem socioemocional para o contexto escolar no ensino fundamental: estudo, intervenção professoral e análise | - |
Título: dc.title | Social-emotional learning project for the school context in elementary school: study, teacher intervention and analysis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: