Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Leite, César Donizeti Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Prado, Ana Lucia Penteado Brandão | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Branco, Jessyca Bissoli Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:57:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:57:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/244115 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244115 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, cujo objetivo é discutir e analisar o conceito de afetividade nos processos de ensino-aprendizagem, à luz da perspectiva walloniana. As teorias de Henri Wallon sobre emoção e afetividade são de singular relevância para o entendimento das formas de aprendizagem no ambiente escolar, tendo em vista que a afetividade, em especial na educação infantil, surge como um fator de suma importância, uma vez que se faz presente em todas as fases do desenvolvimento humano. Através deste trabalho, buscamos compreender o processo ensino-aprendizagem a partir das contribuições wallonianas à teoria psicogenética e seu contributo para uma educação integral do ser humano, logo muito mais frutífera. | - |
Descrição: dc.description | The present work is a bibliographic research of qualitative nature whose objective is to discuss and analyze the concept of affectivity in the teaching-learning processes in the light of the Wallonian perspective. The theories of Henri Wallon on emotion and affectivity are of singular relevance to the understanding of learning forms in the school environment, considering that affectivity, especially in early childhood education, emerges as a factor of utmost importance, since it is present in all phases of human development. Through this work, we seek to understand the teaching-learning process based on Wallonian contributions to the psychogenetic theory and its contribution to an integral education of the human being, which is much more fruitful. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wallon | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affectivity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Título: dc.title | Contribuições de Henry Wallon à relação ensino-aprendizagem e afetividade na educação | - |
Título: dc.title | Henry Wallon's contributions to teaching-learning relationship and affectiveness in education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: