
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Duarte, Newton | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Rocha, Rafael Beling | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:55:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:55:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/244080 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244080 | - |
| Descrição: dc.description | O tema desta pesquisa é a educação musical fundamentada na Pedagogia Histórico-crítica. Considerando-se que essa pedagogia advoga que a educação escolar deve ter como horizonte a formação plena dos indivíduos e que a música deve fazer parte da vida dos indivíduos omnilateralmente desenvolvidos, defende-se neste trabalho que a educação musical ocupe lugar central na educação escolar de crianças e jovens. É apresentada nesta tese de doutorado uma análise de quatro eixos estruturantes do currículo de educação musical, a saber: percepção musical, prática musical, escrita musical e criação musical. A partir de cada um desses eixos e das relações entre eles, são discutidos os conteúdos da educação musical escolar e as formas de seu ensino e sua aprendizagem. As formulações apresentadas no texto se referem ao ensino de música na escola regular, com foco específico para alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | - |
| Descrição: dc.description | El tema de esta investigación es la educación musical basada en la pedagogía histório-crítica. Considerando que esta pedagogía aboga por que la educación escolar tenga como horizonte la formación plena de los individuos y que la música forme parte de la vida de los individuos desarrollados omnilateralmente, se defiende en este trabajo que la educación musical ocupe un lugar central en la educación escolar de niños y jóvenes. Esta tesis doctoral presenta un análisis de cuatro ejes estructurantes del currículo de educación musical, a saber: percepción musical, práctica musical, escritura musical y creación musical. A partir de cada uno de estos ejes y de las relaciones entre ellos, se discuten los contenidos de la educación musical escolar y las formas de su enseñanza y aprendizaje. | - |
| Descrição: dc.description | This research has as its theme the music education based on Historical Critical Pedagogy. Considering that this pedagogy advocates that school education must have as its goal the full formation of individuals and that music must be part of omnilaterally developed individuals' lives, this work defends that music education occupies a central place in the school education of children and youth. This PhD thesis presents an analysis of four structuring axes of the music education curriculum, namely: ear training, musical practice, musical notation and musical production. From each of these axes and the relationship between them, the contents of school music education and the ways of teaching and learning are discussed. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação musical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola regular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educación musical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogía histórico-crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escuela regular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Music education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historical-critical pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Regular school | - |
| Título: dc.title | Educação musical e pedagogia histórico-crítica: fundamentos de uma proposta para o ensino de música na escola regular | - |
| Título: dc.title | Music Education and Historical-Critical Pedagogy: foundations of a proposal for the teaching of music in regular school | - |
| Título: dc.title | Educación musical y pedagogía histórico-crítica: fundamentos de una propuesta para la enseñanza de la música en las escuelas regulares | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: