
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Genaro Alvarenga | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Alves, Edilaine Aparecida Murgi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:33:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:33:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/244072 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/244072 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa realizou um estudo referente à política pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que abarca um universo de estudantes que não tiveram o acesso, e mesmo oportunidade, à educação dita regular e que retornam à escola na modalidade EJA. A questão motivadora do estudo, foi verificar se o currículo implementado na escola está alinhado às legislações para atender às necessidades educacionais dos jovens e adultos. Como resultado da pesquisa constatou-se que a maioria das matrículas na Região Sudeste foi de mulheres com mais de 30 anos, pretas, pardas e que os currículos elaborados para a EJA não estavam alinhados as legislações e nem atenderam às necessidades educacionais e especificidades do público da EJA, pois reproduziram exclusivamente os conteúdos do Ensino Fundamental e Médio. | - |
| Descrição: dc.description | This research carried out a study regarding the public policy of Youth and Adult Education (EJA), which encompasses a universe of students who did not have access, or even opportunity, to so-called regular education and who return to school in the EJA modality. The motivating question of the study was to verify if the curriculum implemented in the school is in line with the legislation to meet the educational needs of young people and adults. As a result of the research, it was found that most enrollments in the Southeast Region were women over 30 years old, black, brown and that the curricula designed for EJA were not aligned with legislation and did not meet the educational needs and specificities of the public. of the EJA, because they exclusively reproduced the contents of Elementary and Secondary Education. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas de Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Youth and Adult Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public Education Policies | - |
| Título: dc.title | EJA: um sonho possível, mas adormecido nas políticas de educação | - |
| Título: dc.title | EJA: a possible dream, but dormant in education policies | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: