Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pagni, Pedro Ângelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Letícia Florencio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:53:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:53:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/243962 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243962 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo foi analisar, diante de uma experiência pessoal enquanto graduanda do curso de Pedagogia, a parceria entre assistência social e educação, efetivada mediante a oferta e possibilidade de um grupo de pessoas residentes do “Lar Abrigado”, anexo ao Hospital Psiquiátrico, de frequentarem a escola na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município. A importância desta relação entre a EJA e a inclusão nos implica analisar práticas de formação humana nas quais os aspectos de formar e corrigir são imprescindíveis num jogo social e político que exerce sempre uma finalidade de submissão do sujeito à ordem das normas vigentes. A parceria entre Secretaria da Educação e Hospital Psiquiátrico ocorreu entre o período de 2012 a 2017, envolvendo diversas mobilizações, atores e atrizes sociais, sendo eles: Secretaria Municipal de Educação, gestão escolar, professores e professoras, equipe da saúde mental do Hospital Psiquiátrico responsável pelos residentes do “Lar Abrigado” e os próprios estudantes com o histórico de um grande período de internação. Nesse contexto, os procedimentos metodológicos desta pesquisa se desenvolveram mediante uma etapa de revisão bibliográfica com base na perspectiva filosófica de Michel Foucault onde analisamos, e investigamos os processos de governamentalidade, biopolítica, sociedade e poder que atravessam a formação subjetiva ou processo de individuação da pessoa estudante do Programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Paralelamente, foi analisado o marco histórico estruturante do Movimento de Educação Popular e sua consistente proposta ancorada nas contribuições de Paulo Freire, onde conjuntamente com as análises foucaultianas encontramos as práticas de liberdade como ações de resistência que ocorrem por meio de uma atividade crítica, e criativa face aos modos de individualização do sujeito – a partir das técnicas de vigilância que se encarregam de incitar e controlar os corpos, e a regulamentação totalizante da população. Paralelamente, aproximamos a análise ao engajamento político e histórico que permitiu o surgimento das primeiras políticas públicas de saúde mental e psicossocial acompanhada a um projeto de educação em sala regular para o público analisado nesta pesquisa. | - |
Descrição: dc.description | The objective was to analyze, in view of a personal experience as a Pedagogy undergraduate, the partnership between social assistance and education, effected through the offer and possibility of a group of people residing in the “Lar Abrigado” attached to the Psychiatric Hospital, to attend the school. in the modality of Youth and Adult Education (EJA) in the municipality. The importance of this relationship between EJA and inclusion implies analyzing human training practices where the aspects of forming and correcting are essential in a social and political game that always exercises the purpose of subjecting the subject to the order of current norms. The partnership between the Department of Education and the Psychiatric Hospital took place between 2012 and 2017, involving various mobilizations, social actors and actresses, namely: Municipal Department of Education, school management, teachers, mental health team of the Psychiatric Hospital responsible by the residents of the “Lar Abrigado” and the students themselves with a history of a long period of hospitalization. In this context, the methodological procedures of this research were developed through a bibliographic review stage based on the philosophical perspective of Michel Foucault where we analyze and investigate the processes of governmentality, biopolitics, society and power that cross the subjective formation or individuation process of the student person of the Youth and Adult Education Program – EJA. At the same time, the structuring historical framework of the Popular Education Movement was analyzed, and its consistent proposal anchored in the contributions of Paulo Freire, where together with the Foucaultian analyzes we find the practices of freedom as resistance actions that occur through a critical and creative activity. in the face of the subject's individualization modes – based on surveillance techniques that are responsible for inciting and controlling bodies, and the totalizing regulation of the population. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do Hospital Psiquiátrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy of education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth and adult education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students at the Psychiatric Hospital | - |
Título: dc.title | Estudantes residentes do hospital psiquiátrico em sala regular na EJA: uma experiência no interior paulista | - |
Título: dc.title | Resident students of the psychiatric hospital in a regular room at EJA: an experience in the interior of São Paulo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: