Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Rosângela de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Afonso, Gisele Aparecida Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:21:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:21:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/243903 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243903 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho, desenvolvido junto ao PROFSOCIO, tem por objetivo caracterizar os jovens do ensino médio, estabelecendo sua relação com a categoria trabalho sob a perspectiva teórica do marxismo e descrevê-los a partir da análise do formulário com questões sobre raça/cor, escolaridade dos pais, renda familiar, atividade remunerada exercida e rodas de conversas desenvolvidas em sala de aula para compreender os conhecimentos prévios dos estudantes. Em seguida, a proposta é a elaboração de uma sequência didática baseada na temática “trabalho”, direcionada ao ensino e aprendizagem de Sociologia para os estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino, posteriormente aplicar e avaliar. A sequência didática terá aporte teórico a partir da Teoria histórico-cultural, em especial, a Teoria da Atividade desenvolvida por Leontiev (2004) e contribuições de Davidov (1999) com a Atividade de Estudo. O propósito é desnaturalizar o conceito de trabalho entre os estudantes. Para tanto, a organização do ensino e aprendizagem será pautada a partir da contribuição Teoria histórico-cultural, que tem um potencial transformador no estudante, pois há superação do pensamento empírico pelo pensamento teórico. A atividade de estudo tem a proposta de dar sentido ao estudante sobre o conteúdo e, pensando nisso, de acordo com a reflexão e entendimento de suas próprias ações cognitivas, o estudante se apropriará dos conceitos sociológicos como meio para desvendar a sua realidade social. Sendo assim, este trabalho caracteriza-se, portanto, com estudos dirigidos que se valerão de levantamento e análise de dados bibliográficos e utilização da pesquisa-ação, como metodologia de implementação em sala de aula e consequentemente da sequência didática. | - |
Descrição: dc.description | The present work, developed together with PROFSOCIO, aims to characterize high school students, establishing their relationship with the work category from the theoretical perspective of Marxism and describing them based on the analysis of the form with questions about race/color, schooling of parents, family income, paid activity performed and conversation circles developed in the classroom to understand the students' prior knowledge. Then, the proposal is the elaboration of a didactic sequence based on the theme “work”, directed to the teaching and learning of Sociology for high school students of the public school system, later to apply and evaluate. The didactic sequence will have theoretical support from the Historical-Cultural Theory, in particular, the Activity Theory developed by Leontiev (2004) and contributions from Davidov (1999) with the Study Activity. The purpose is to denaturalize the concept of work among students. To this end, the organization of teaching and learning will be based on the contribution of Historical-Cultural Theory, which has a transformative potential in the student, as empirical thinking is overcome by theoretical thinking. The study activity has the proposal to give the student meaning about the content and, thinking about it, according to the reflection and understanding of their own cognitive actions, the student will appropriate sociological concepts as a means to unveil their social reality. Thus, this work is characterized, therefore, with directed studies that will make use of survey and analysis of bibliographic data and use of action research, as a methodology for implementation in the classroom and consequently of the didactic sequence. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria histórico-cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventudes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical-cultural theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youths | - |
Título: dc.title | Dialogando com os jovens do ensino médio sobre o conceito de trabalho | - |
Título: dc.title | Dialoguing with high school youth about the concept of work | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: