Novas políticas docentes na formação de professores: a residência pedagógica na educação física

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza Neto, Samuel de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPigati, Leonardo Citadine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:46:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:46:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/243843-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243843-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho teve como ponto de partida fazer uma análise das contribuições do Programa Residência Pedagógica – Núcleo: Educação Física – Unesp Rio Claro na formação do residente, a partir da problemática de formar um professor reflexivo. Objetivamente buscou-se compreender se o Programa Residência Pedagógica trouxe contribuições para a reflexão e a análise da prática por meio das estratégias de formação que foram utilizadas. Metodologicamente elegeu-se como estratégia na pesquisa qualitativa, o estudo documental complementado por trabalhos de narrativa cientifica provenientes do relato de experiencia e da auto etnografia na qual o pesquisador torna-se sujeito da pesquisa, fundamentado na capacidade de expressar sua reflexibilidade. Aponta-se como aspectos significativos, as singularidades do PRP e as semelhanças com o estágio supervisionado, os instrumentos formativos de reflexão construídos a partir do portfólio, casos de ensino, análise de prática entre um vai-e-vem entre teoria e prática onde a mobilização de saberes acontece seguindo um itinerário. Para além das dicotomias entre Residência Pedagógica e Estágio Supervisionado, teoria e prática, o trabalho permitiu visualizar aspectos do exercício de uma profissionalidade docente. Portanto, há contribuições e limites do programa identificadas através da do processo de discussão, mas que se evidencia como um achado pensar a Residência Pedagógica e o Estágio Supervisionado como projetos complementares e, não, em oposição ou substituição dentro de uma perspectiva de se formar para uma profissão.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor reflexivo-
Palavras-chave: dc.subjectResidência pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação fisica-
Título: dc.titleNovas políticas docentes na formação de professores: a residência pedagógica na educação física-
Título: dc.titleNew teaching policies in teacher training: the pedagogical residency in physical education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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