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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | André, Carminda Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ildefonso, Élder Sereni | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:41:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:41:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/243819 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243819 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa se estabeleceu pela investigação sobre a vivência de propostas pedagógicas e itinerários formativos em artes cênicas, desenvolvidos a partir da valorização da dimensão ritualística do espaço da sala de aula e dos saberes marginalizados entendidos como processos de construção epistemológicos do Sul. Para tal, foi utilizada a metodologia cartográfica, que propulsionou a criação de mapas afetivos entre o pesquisador/professor, o espaço, o campo da pesquisa e os/as estudantes. A escrita da tese está dividida em três partes: narrativas, hypomnemata (caderno de anotações) e correspondências, evidenciando a compreensão de construção de conhecimento a partir da relação entre os corpos e suas singularidades. Na construção desse processo cartográfico, portanto, o corpo se constituiu enquanto ponto de cruzamento entre todas as práticas e reflexões, tendo como referência principal as discussões sobre o cuidado de si tratadas por Michel Foucault. A partir das diversas camadas narrativas, revelou-se uma abordagem pedagógica do afeto; do espaço; das memórias; do ritual cênico; da singularidade em coletivo e da precariedade. Por fim, a pesquisa foi demarcada historicamente por atravessar a maior crise sanitária mundial do último século, trazendo, deste modo, um depoimento de como educação e arte se reinventaram na dimensão convivial e tecnovivial. | - |
Descrição: dc.description | Esta investigación fue establecida por la indagación de la experiencia de propuestas pedagógicas e caminos de formación en artes escénicas desarrollados a partir de la apreciación de la dimensión ritualista del espacio del aula y los saberes marginados entendidos como procesos de construcción epistemológica del Sur. Se utilizó la cartografía como metodología, potenciando la creación de mapas afectivos entre el investigador/docente, el espacio, el campo de investigación y los/as estudiantes. La redacción de la tesis se divide en tres partes: narrativas, hypomnemata (cuaderno de anotaciones) y cartas, evidenciando la comprensión de la construcción del conocimiento a partir de la relación entre los cuerpos y sus singularidades. En la construcción de este proceso cartográfico, por lo tanto, el cuerpo se constituyó como punto de intersección entre todas las prácticas y reflexiones, teniendo como referencia principal las discusiones sobre el cuidado de sí tratadas por Michel Foucault. A partir de las distintas capas narrativas, se reveló un abordaje pedagógico del afecto; del espacio; de recuerdos; del ritual escénico; singularidad y precariedad colectiva. Finalmente, la investigación se deslindó históricamente por atravesar la mayor crisis sanitaria mundial del siglo pasado, trayendo así un testimonio de cómo la educación y el arte se reinventaron en la dimensión convivencial y tecnovivial. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes cênicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Cartografias de uma proposta pedagógica para as artes cênicas: narrativas, rascunhos e correspondências | - |
Título: dc.title | Cartografías de una propuesta pedagógica para las artes escénicas: narraciones, borradores y correspondencia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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