A poética do assombro: as mulheres em contos de Poe

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMuknicka, Sérgio Gabriel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:07:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:07:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/243808-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243808-
Descrição: dc.descriptionEste artigo pretende, por meio de uma leitura do texto crítico “A filosofia da composição” de Edgar Allan Poe (1809-1849), analisar três contos deste autor, nos quais as personagens femininas são componentes fulcrais da história e da trama. Os contos analisados são “Berenice”, “Ligeia” e “Morella”. Almeja-se, também, considerar, à luz do texto teórico, o modo como Poe compôs essas obras. Além de, é claro, investigar a poética do autor e a maneira como as personagens femininas aparecerem inseridas nela. Nas palavras de Baudelaire (1999, p. 16): “E suas mulheres, todas luminosas e doentes, morrendo de doenças estranhas e falando com uma voz que parece uma música, são ele ainda; ou pelo menos [...] participam fortemente da natureza de seu criador.” Observa-se, assim, a maestria do autor americano ao construir suas narrativas breves. Edgar Allan Poe, por meio do pleno domínio de suas proposições teóricas, faz de seus contos um laboratório para a experimentação de novas técnicas e para a construção de efeitos de sentido. Ademais, frisa-se a reiteração dos recursos preferidos do autor, como a repetição, as epígrafes retomadas no interior da narrativa por meio de diálogos e digressões narrativas bem como a simbologia de nomes. O autor tece detalhadamente os contos estudados; ele enlaça as personagens num enredo cuidadosamente construído, fazendo com que esses seres de papel, poliédricos e especulares, possam ser lidos como facetas do próprio artífice atormentado.-
Descrição: dc.descriptionVersão final do editor-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal do Ceará-
Relação: dc.relationEntrelaces: revista do programa de pós-graduação em Letras-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura americana-
Palavras-chave: dc.subjectEdgar Allan Poe-
Palavras-chave: dc.subjectProtagonistas (Pessoas)-
Palavras-chave: dc.subjectContos-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa (Retórica)-
Título: dc.titleA poética do assombro: as mulheres em contos de Poe-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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