
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sant'Anna, Marco Antonio Domingues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Juliete | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:01:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:01:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/243728 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243728 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Letras-Profletras, visa a proporcionar ao aluno do 6º ano do Ensino Fundamental ensino de parábolas antigas e contemporâneas para auxiliá-lo a realizar produções de textos, como parábolas, contos e fábulas de forma compreensível para o interlocutor, atingindo o objetivo de escrever de maneira correta. Esse ano escolar foi escolhido porque compreende-se que muitos alunos possuem muitas dificuldades na escrita nesse período; sendo assim, podem-se explorar várias maneiras de ensinar o gênero em questão, a fim de diminuir essas dificuldades. Além disso, será feito um estudo bibliográfico de como o ensinamento das parábolas pode auxiliar os discentes em sala de aula na construção de propostas de redações eficientes. Desse modo, de início será explicado aos alunos a história das parábolas, ou seja, o porquê foram utilizadas no passado e qual sua importância para a sociedade atualmente. Como os alunos, inegavelmente, apresentam muita dificuldade em realizar uma produção textual de qualidade, assim, o objetivo principal desta dissertação é incentivar o entendimento da escrita. Dessa maneira, serão analisadas parábolas, o que auxiliará na compreensão do texto narrativo e suas características. Ao final, o que se espera é que cada aluno construa parábolas que possam ajudá-los a compreender a maneira correta de se escrever e transmitir suas opiniões. Em suma, cada aluno deverá apreender o gênero parábola e, ainda, produzir textos compreensíveis por ele e pelo seu leitor. | - |
| Descrição: dc.description | This work, developed in the Professional Master's Program in Letters-Profletras, aims to provide the student of the 6th year of Elementary School with the teaching of ancient and contemporary parables to help him to make productions of texts, such as parables, tales and fables in a way understandable to the interlocutor, reaching the goal of writing correctly. This school year was chosen because it is understood that many students have many difficulties in writing during this period; therefore, several ways of teaching this genre in question can be explored in order to reduce these difficulties. In addition, a bibliographic study will be made of how the teaching of parables can assist students in the classroom in the construction of proposals for efficient essays. In this way, the students will be initially explained the history of the parables, that is, why they were used in the past and what is their importance for society today. As the students, undeniably, present great difficulty in performing a quality textual production, thus, the main objective of this dissertation is to encourage the understanding of writing. In this way, parables will be analyzed, which will help in understanding the narrative text and its characteristics. In the end, what is expected is for each student to construct parables that can help them understand the correct way to write and convey their opinions. In short, each student must grasp the parable genre and also produce texts understandable by him and his reader | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Parábolas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Funções | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Forma | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tema | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa (Ensino fundamental) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Compreensão na leitura | - |
| Título: dc.title | Estudos de parábolas no ensino da produção textual, no 6º ano do Ensino Fundamental | - |
| Título: dc.title | Studies of parables in the teaching of textual production, in the 6th year of Elementary School | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: