Demandas ambientais na educação física escolar: perspectivas de adaptação e de transformação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Espírito Santo (UFES)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorRede Estadual de Educação de São Paulo-
Autor(es): dc.contributorRede Municipal de Educação de São Paulo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Nove de Julho (UNINOVE)-
Autor(es): dc.creatorNeto, Luiz Sanches-
Autor(es): dc.creatorConceicao, Willian Lazaretti da-
Autor(es): dc.creatorOkimura-Kerr, Tiemi-
Autor(es): dc.creatorVenancio, Luciana-
Autor(es): dc.creatorZeferino Vogel, Audrei Juliana-
Autor(es): dc.creatorFranca, Andre Luiz-
Autor(es): dc.creatorCorsino, Luciano Nascimento-
Autor(es): dc.creatorRamos Rodrigues, Jessica Camila-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Tatiana Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:41:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:41:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2013-01-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.41079-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/41079-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/243698-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243698-
Descrição: dc.descriptionThis investigation addresses the possibility of teaching themes related to environmental issues in Physical Education. We identified and classified such issues as: administrative and economic, aesthetic and philosophical, virtual, historical and geographical, sociological and political, physical and natural. Then, we discussed how the specific dynamics of culture, movement, and environment raises certain questions about each theme's relevance and its repercussions on teachers' professionalism. W e believe that in the context of the daily intervention there are perspectives for both adaptation and transformation that might be further developed during classes in collaboration with the students.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP-
Descrição: dc.descriptionDoutorando em Educação - Unicamp Universidade do Estado da Bahia Departamento de Educação, Campus XII-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista Presidente Prudente SP-
Descrição: dc.descriptionCentro de Educação Física e Desportos Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES-
Descrição: dc.descriptionRede Municipal de Educação de São Paulo, SP-
Descrição: dc.descriptionCtr Univ Nove de Julho & Rede Estadual Educ Sao P, Sao Paulo, SP, Brazil-
Descrição: dc.descriptionRede Estadual de Educação, SP, Brazil-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista Presidente Prudente SP-
Formato: dc.format309-330-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Educação Física-
Relação: dc.relationMovimento-
Relação: dc.relation0.257-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceScopus-
???dc.source???: dc.sourceWeb of Science-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical Education-
Palavras-chave: dc.subjectSocioeconomic factors-
Palavras-chave: dc.subjectCultural Characteristics-
Título: dc.titleDemandas ambientais na educação física escolar: perspectivas de adaptação e de transformação-
Título: dc.titleEnvironmental issues in school physical education: perspectives towards adaptation and transformation-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.