Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Rede Estadual de Educação de São Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | Rede Municipal de Educação de São Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Nove de Julho (UNINOVE) | - |
Autor(es): dc.creator | Neto, Luiz Sanches | - |
Autor(es): dc.creator | Conceicao, Willian Lazaretti da | - |
Autor(es): dc.creator | Okimura-Kerr, Tiemi | - |
Autor(es): dc.creator | Venancio, Luciana | - |
Autor(es): dc.creator | Zeferino Vogel, Audrei Juliana | - |
Autor(es): dc.creator | Franca, Andre Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Corsino, Luciano Nascimento | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos Rodrigues, Jessica Camila | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Tatiana Pereira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:41:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:41:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.41079 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/41079 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/243698 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243698 | - |
Descrição: dc.description | This investigation addresses the possibility of teaching themes related to environmental issues in Physical Education. We identified and classified such issues as: administrative and economic, aesthetic and philosophical, virtual, historical and geographical, sociological and political, physical and natural. Then, we discussed how the specific dynamics of culture, movement, and environment raises certain questions about each theme's relevance and its repercussions on teachers' professionalism. W e believe that in the context of the daily intervention there are perspectives for both adaptation and transformation that might be further developed during classes in collaboration with the students. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP | - |
Descrição: dc.description | Doutorando em Educação - Unicamp Universidade do Estado da Bahia Departamento de Educação, Campus XII | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Presidente Prudente SP | - |
Descrição: dc.description | Centro de Educação Física e Desportos Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES | - |
Descrição: dc.description | Rede Municipal de Educação de São Paulo, SP | - |
Descrição: dc.description | Ctr Univ Nove de Julho & Rede Estadual Educ Sao P, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Rede Estadual de Educação, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Presidente Prudente SP | - |
Formato: dc.format | 309-330 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Educação Física | - |
Relação: dc.relation | Movimento | - |
Relação: dc.relation | 0.257 | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socioeconomic factors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural Characteristics | - |
Título: dc.title | Demandas ambientais na educação física escolar: perspectivas de adaptação e de transformação | - |
Título: dc.title | Environmental issues in school physical education: perspectives towards adaptation and transformation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: