Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Coutinho, Rejane Galvão | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Janaína Farias de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:13:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:13:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/243688 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243688 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa, resultante de processos de criação artística elaborados e desenvolvidos no contexto escolar, propõe possibilidades para um ensino de Arte decolonial, trazendo novos olhares a partir das narrativas e de referências fotográficas de mulheres negras presentes na própria escola, deslocando o olhar e construindo diálogos e reflexões que nos permitam repensar nossas práticas e saberes, a fim de valorizar nossas heranças culturais e consequentemente nossos modos de estar/ser no mundo. Embasamos o estudo no método da A/R/Tografia e nas referências de Escrevivência de Conceição Evaristo. | - |
Descrição: dc.description | This research, resulting from artistic creation processes, elaborated and developed in the school contexto, proposes possibilities for teaching decolonial Art, bringing new perspectives from the narratives and photographic references of black women present in the school itself, shifting the look and building dialogues and reflections that allow us to rethink our practices and knowledge, in order to value our cultural heritage and consequently our ways of being in the world. We based the study on the method of A/R/Tografhy and on the references of Conceição Evaristo ́s Writing. | - |
Descrição: dc.description | Esta investigación, resultantes de procesos de creación artística, elaborado y desarrollado en el contexto escolar, propone posibilidades para la enseñanza del Arte decolonial, trayendo nuevas miradas desde las narrativas y referentes fotográficos de mujeres negras presentes en la propia escuela, desplazando la mirada y construyendo diálogos y reflexiones que permitan repensar nuestras prácticas y saberes, a fin de poner en valor nuestro acervo cultural y consecuentemente nuestras formas de estar en el mundo. Basamos el estudio en el método A/R/Tografia y en las referencias de la Escritura de Conceição Evaristo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidad | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enseñanza del arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación antirracista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decoloniality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photographic references | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anti-racist education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criação (Literária, artística, etc.) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e fotografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros - Identidade racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Descolonização | - |
Título: dc.title | Olhares negros Quirino: a luz negra que ilumina a escola pública | - |
Título: dc.title | Quirino negro mira: la luz negra que ilumina la escuela pública | - |
Título: dc.title | Quirino black looks: at the black light that illuminates the public school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: