Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brasileiro, Luzenira Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Carli, João Pedro Lorenceti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/243582 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243582 | - |
Descrição: dc.description | Historicamente, o planejamento urbano priorizou o automóvel motorizado e ao redor do mundo, muitos países deram a preferencia por desenvolver suas cidades para os veículos motorizados em detrimento dos outros modos de transporte. Como é possível observar, hoje as cidades enfrentam dificuldades em comportar o alto volume de veículos circulando, causando problemas de congestionamento, aumento no número de acidentes, além dos problemas ambientais causados pelo motor a combustão. Para mudar esse panorama e em busca de um plano de mobilidade mais sustentável, os países vem alterando suas politicas e priorizando os meios de transporte não motorizados em suas ações. Neste contexto, a bicicleta se destaca não só pela sustentabilidade, mas também pela sua eficiência no deslocamento urbano, o seu baixo custo e as vantagens na saúde da população. Neste trabalho iremos explorar os motivos para escolher a bicicleta como meio de transporte, o contexto do uso da bicicleta nas cidades do Brasil, com foco nas cidades pequenas e assim, analisar a viabilidade de se implementar uma estrutura cicloviária na cidade de Echaporã – SP, um município de pequeno porte localizado no interior do estado de São Paulo. | - |
Descrição: dc.description | Historically, urban planning has prioritized the motorized automobile, and around the world, many countries have given preference to developing their cities for motorized vehicles at the expense of other modes of transportation. As we can observe today, cities are facing difficulties in accommodating the high volume of vehicles circulating, causing problems of congestion, an increase in the number of accidents, as well as environmental problems caused by combustion engines. To change this situation and in pursuit of a more sustainable mobility plan, countries have been changing their policies and prioritizing non-motorized means of transportation in their actions. In this context, the bicycle stands out not only for sustainability, but also for its efficiency in urban transportation, its low cost, and the advantages for public health. In this paper, we will explore the reasons for choosing the bicycle as a means of transportation, the context of bicycle use in Brazilian cities, focusing on small cities, and thus analyze the feasibility of implementing a cycling infrastructure in the city of Echaporã - SP, a small municipality located in the interior of the state of São Paulo. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade Urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bicicleta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estrutura cicloviária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban Mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bicycle | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cycling Infrastructure | - |
Título: dc.title | Análise para implementação de ciclovia na cidade de Echaporã - SP | - |
Título: dc.title | Analysis for implementing a cycle path in the city of Echaporã - SP | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: