
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Quaresma, Renata Pires | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:58:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:58:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/243522 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243522 | - |
| Descrição: dc.description | Um aspecto fundamental para se garantir a boa experiência do usuário em aplicações de software é a usabilidade. No entanto, a literatura sobre usabilidade em aplicações educacionais aponta que os critérios convencionais utilizados para a avaliar a usabilidade de sistemas digitais não são suficientes para atender aos requisitos de um sistema voltado para o ensino e aprendizagem. Assim surgiu o conceito de usabilidade pedagógica, para tratar de questões que podem afetar a qualidade da experiência de uso nesse contexto específico. Este trabalho teve como objetivo sintetizar um conjunto de diretrizes de usabilidade pedagógica que possam contribuir de forma significativa para experiências digitais de aprendizagem centradas no usuário. Para o desenvolvimento desse conjunto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, a fim de identificar princípios, atributos, diretrizes ou recomendações, considerados relevantes para o projeto de aplicações voltadas à aprendizagem digital. Os resultados deste estudo poderão servir como ferramenta de apoio ao diagnóstico de problemas de usabilidade pedagógica em aplicações educacionais, subsidiando o desenvolvimento de futuras aplicações, bem como contribuir para a ampliação do conhecimento existente sobre o tema. | - |
| Descrição: dc.description | A fundamental aspect to ensure a good user experience in software applications is usability. However, the literature on usability in educational applications points out that the conventional criteria used to evaluate the usability of digital systems are insufficient to meet the requirements of a system focused on teaching and learning. Thus, the concept of pedagogical usability emerged to address issues affecting the quality of the user experience in this specific context. This study aimed to synthesize a set of pedagogical usability guidelines that can contribute significantly to user-centered digital learning experiences. To develop this set, a systematic literature review was conducted to identify principles, attributes, guidelines, or recommendations considered relevant for the design of applications aimed at digital learning. The results of this study can serve as a tool to support the diagnosis of pedagogical usability problems in educational applications, supporting the development of future applications, as well as contributing to the expansion of existing knowledge on the subject | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Usabilidade Pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experiência do usuário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Framework | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical usability | - |
| Palavras-chave: dc.subject | User experience | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital learning | - |
| Título: dc.title | Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz” | - |
| Título: dc.title | Pedagogical usability guidelines for digital learning experiences: a support framework for the design of user-centered educational applications | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: