
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Luis Antônio Francisco de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Freitas, Silvio Silvério Feitosa de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:34:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:34:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/243441 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243441 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem por objetivo compreender como os discentes e docentes de sociologia (e demais funcionários da escola) lidam com o grito dentro da escola pública, sendo este um fenômeno que faz parte da cultura escolar, se mostrando um tipo de violência escolar. Foi adotada a metodologia de pesquisa participativa de abordagem etnográfica e observação participante. As hipóteses levantadas são, do grito ser algo que faz parte da cultura escolar, e os docentes de sociologia não estão desnaturalizando e nem criando estratégias para lidar com esse fenômeno. Para teste estudo foi adotada a pesquisa participativa, de abordagem do tipo etnográfica, onde se colhe dados de ações, significados e relatos orais para conseguir gerar uma interpretação à luz de diversos autores e correntes teóricas sobre este fenômeno. Até o presente momento o grito foi pouco abordado pela academia, sendo, em geral, de áreas como psicologia, filosofia, fonoaudiologia e jornalismo, onde estes focam por um ponto de vista ensaístico, carecendo de pesquisa bibliográfica e de campo mais detalhadas. Após a análise e teorização dos dados, pode se concluir que os docentes abordados para esta pesquisa ainda apresentam dificuldades em criar estratégias para lidar com o grito em sala de aula, bem como não fazem a desnaturalização e estranhamento deste. Também é possível concluir que o grito tem relações com o autoritarismo, bem como compreender que tal faz parte da cultura das práticas escolares, aprendido no cotidiano por meio da observação, memórias e diálogo entre os pares. | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to understand how sociology students and teachers (and other school employees) deal with screaming in public schools, which is a phenomenon that is part of school culture, showing itself to be a type of school violence. The methodology of participatory research with an ethnographic approach and participant observation was adopted. The hypotheses raised are that screaming is something that is part of school culture and sociology teachers are not denaturalizing or creating strategies to deal with this phenomenon. For the test study, participatory research was adopted, with an ethnographic approach, where data on actions, meanings and oral reports are collected in order to generate an interpretation in the light of different authors and theoretical currents on this phenomenon. Until now, the cry has been little addressed by the academy, being, in general, from areas such as psychology, philosophy, speech therapy and journalism, where they focus on an essay point of view, lacking more detailed bibliographical and field research. After analyzing and theorizing the data, it can be concluded that the teachers approached for this research still have difficulties in creating strategies to deal with screaming in the classroom, as well as they do not denaturalize and estrange it. It is also possible to conclude that screaming is related to authoritarianism, as well as understanding that this is part of the culture of school practices, learned in everyday life through observation, memories and dialogue between peers. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Grito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School culture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociology teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scream | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School violence | - |
| Título: dc.title | Os gritos na escola pública: uma breve análise em escolas marilienses | - |
| Título: dc.title | Screams in public school: a brief analysis in schools marilienses | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: