Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Capellini, Vera Lucia Messias Fialho | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Súsel Fernanda | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Bruna Fernanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:53:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:53:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/243436 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243436 | - |
Descrição: dc.description | Essa pesquisa é um estudo de caso que visa analisar o processo de inclusão de uma estudante com paralisia cerebral matriculada no ensino regular. Refletindo que mesmo com a legislação brasileira abrangendo a Educação Especial se há de fato a inclusão na escolarização e em como a educação inclusiva faz parte do processo de socialização e do desenvolvimento pleno dos alunos. Este trabalho foi realizado através da observação do cotidiano escolar em que a aluna está inserida, a relação com seus professores, colegas e demais colaboradores da unidade escolar. Juntamente com a coleta de dados, por meio de entrevistas com os familiares, professores e da própria estudante acerca desse processo de inclusão escolar. Com a exposição de informações expressivas sobre a convivência de Maria (nome fictício) com os demais colegas. A adaptação de conteúdos pedagógicos, a inclusão na rotina e a acessibilidade arquitetônica da escola. Através desses discursos foi possível analisar que a participante do estudo conta com uma rede de apoio familiar que busca estimular o seu desenvolvimento. Propiciando acesso à educação, e a todo um conjunto de terapias complementares, como também, uma escola com professores e colaboradores, que buscam incluir Maria nas atividades do cotidiano escolar e a incentivam na interação com os colegas de turma. Conclui-se que a participante se mostra satisfeita com seu ambiente escolar, sendo um reflexo da Educação Inclusiva. | - |
Descrição: dc.description | This research is a case study that aims to analyze the process of inclusion of a student with cerebral palsy enrolled in regular education. Reflecting that even with the Brazilian laws covering Special Education, there is indeed inclusion in schooling and how inclusive education is part of the process of socialization and the full development of students. This work was conducted through the observation of the school routine in which the student is inserted, the relationship with her teachers, colleagues and other collaborators of the school unit. Along with data collection, through interviews with family members, teachers, and the student herself about this process of school inclusion. With the exposition of expressive information about the living of Maria (fictitious name) with the other colleagues. The adaptation of pedagogical contents, inclusion in the school's routine and architectural accessibility. Through these speeches, it was possible to analyze that the study participant has a family support network that seeks to stimulate her development. Providing access to education, and a whole set of complementary therapies, as well as a school with teachers and collaborators, who seek to include Maria in daily school activities and encourage her to interact with her classmates. It is concluded that the participant is satisfied with her school environment, which reflects Inclusive Education | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento educacional especializado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de caso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Specialized educational assistance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Case study | - |
Título: dc.title | Educação inclusiva: acompanhando as vivências de uma estudante com paralisia cerebral no ensino regular | - |
Título: dc.title | Inclusive education: followning the experiences of a student with cerebral palsy in regular education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: