Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cervi, Ricardo Ghantous | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Felipe Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Brixner, Rita de Cassia Fontes Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:13:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:13:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/243262 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243262 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo elencar as principais dificuldades, de acordo com a visão de um grupo de trabalhadores do setor financeiro, na troca da metodologia tradicional de gestão de projetos (Waterfall), onde o projeto é feito de maneira sequencial e só entregue quando todas as etapas forem concluídas, para as metodologias ágeis, que visam fazer várias quebras e disponibilizar as partes do projeto para o cliente analisar durante a execução. Para isso foi feita uma pesquisa na área de Portfólio de uma empresa de mercado onde os integrantes respondiam até 14 perguntas com o objetivo de conhecer a relação dos mesmos com projetos e elencar sua opinião acerca das metodologias ágeis. A pesquisa foi realizada via um questionário online que foi disponibilizado para todos os participantes. Todas as perguntas foram disponibilizadas e obteve-se uma média de 27 respostas, onde, apesar de todos apontarem benefícios na metodologia ágil, também foram apontadas dificuldades, sendo a mais levantada entre os participantes a questão de papéis de terminologias que estão presentes dentro do método. Com isso pode-se chegar a conclusão que os conceitos dentro da metodologia ágil ainda são os que mais impactam em seu tombamento e que apesar dessa dificuldade ainda há benefícios em fazê-lo. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to list the main difficulties, according to the view of a group of workers in the financial sector, in changing the methodology traditional project management (Waterfall), where the project is done in a sequential and only delivered when all steps are completed, for Agile methodologies, which aim to make several breaks and make available the parts of the project for the client to analyze during execution. For this purpose, a survey was carried out in the Portfolio area of a market company where Members responded up to 14 questions with the aim of knowing their relationship with projects and list your opinion about agile methodologies. The survey was carried out via a online questionnaire that was made available to all participants. All questions were made available and an average of 27 responses was obtained, where, despite all pointing out benefits in the agile methodology, they were also difficulties were pointed out, the most raised among the participants being the question of terminology roles that are present within the method. With that you can come to the conclusion that the concepts within the agile methodology are still those that most impact on its tipping and that despite this difficulty there are still benefits of doing so. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estrutura analítica de projeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de Projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scrum | - |
Título: dc.title | Avaliação das dificuldades na implementação da metodologia ágil no setor financeiro | - |
Título: dc.title | Assessment of difficulties in implementing the agile methodology in the financial sector | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: