Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Balestieri, Jose Antonio Perrella | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Odaira, Teófilo Seiji | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:22:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:22:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/243246 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243246 | - |
Descrição: dc.description | Com o maior rigor no controle da emissão de gases poluentes, a indústria automobilística desenvolveu tecnologias de conversão de motores que utilizam combustíveis líquidos e gasosos em conjunto. A conversão realizada não necessita de mudanças na estrutura original do motor e implica em menores custos de investimentos. Por isso, esse trabalho busca aprofundar o conhecimento envolvendo motores a combustão interna, entendendo seu funcionamento básico para maior compreensão da adaptação do motor para tecnologia dual fuel. Para isso, foi realizada uma fundamentação técnica por meio de revisão bibliográfica, expondo os componentes e suas respectivas funções dentro do sistema bicombustível. | - |
Descrição: dc.description | With the greatest rigor in controlling the emission of polluting gases, the automobile industry has developed technologies for converting engines that use liquid and gaseous fuels together. The conversion carried out does not require changes to the original structure of the engine and implies lower investment costs. Therefore, in this work has been performed a study in order to deepen the knowledge involving an internal combustion engine, understanding its basic operation for a better comprehension of the adaptation of the engine to dual fuel technology. For this, a technical foundation has been made through a bibliographical review, exposing the components and their respective functions within the dual-fuel system. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dual Fuel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema Bicombustível | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motor a Combustão Interna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia de Conversão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motores de combustão interna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biocombustíveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motor diesel | - |
Título: dc.title | Estudo da tecnologia relativa à adaptação dual fuel em motores a combustão interna | - |
Título: dc.title | The study of technology related to dual fuel adaptation in internal combustion engines | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: