Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Torres, Julio Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Maltoni, Naira Biagini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:34:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:34:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/243236 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243236 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objeto de estudo as políticas públicas de inclusão escolar das pessoas com surdez. Seu objetivo foi investigar a articulação dos diferentes entes federativos na oferta de educação escolar para alunos com surdez, e a forma como os sistemas de ensino organizam o Atendimento Educacional Especializado para surdos, de forma complementar e integrada à escola regular. Utilizamos como metodologia a pesquisa de natureza bibliográfica e análise documental, levantando teses e dissertações sobre o assunto pesquisado, bem como documentos oficiais referentes a legislações do país. Investigou-se, portanto, a legislação existente no país para a garantia dos direitos dos alunos surdos matriculados na Educação Básica. Para tanto, foi feita uma apresentação do histórico das conquistas da comunidade surda no Brasil e no mundo, sendo este último de forma mais sucinta, além de buscar compreender como se concretiza nos dias atuais a infraestrutura ofertada pelas redes de ensino, com foco na formação de professores. A primeira conquista da comunidade surda no país, em termos de educação, ocorre no século XIX e é seguida de obstáculos. Apesar de ser uma discussão iniciada há quase dois séculos atrás, muitas conquistas aconteceram somente nos últimos anos, portanto buscou-se também entender quais desafios a política nacional ainda urge vencer. | - |
Descrição: dc.description | The object of study of this work is the public policies of school inclusion of deaf people. We aimed to investigate the articulation of the different federative entities in the provision of school education for students with deafness, and the way in which the education systems organize Specialized Educational Care for the deaf, in a complementary and integrated way to the regular school. We used bibliographic research and documentary analysis as the methodology, raising theses and dissertations on the researched subject, as well as official documents referring to the legislation of the country. Therefore, we investigated the existing legislation in the country that guarantees the rights of deaf students enrolled in Basic Education. To this end, a presentation was made of the history of the achievements of the deaf community in Brazil and in the world, the latter being more succinctly, in addition to seeking to understand how the infrastructure offered by the education networks is implemented today, focusing on teacher training. The first conquest of the deaf community in the country, in terms of education, occurs in the nineteenth century and is followed by obstacles. Despite being a discussion started almost two centuries ago, many achievements have happened only in recent years, so we also sought to understand what challenges national politics still needs to overcome. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com surdez | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento educacional especializado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian sign language (Libras) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf people | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Specialized educational care | - |
Título: dc.title | A política nacional de inclusão de pessoas com surdez na educação básica: história, avanços e desafios | - |
Título: dc.title | Brazilian national inclusion policy of people with deafness in basic education: history, progress and challenges | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: