O tomismo e a educação: da ética das virtudes à prática pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Alonso Bezerra de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Elói Maia de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:22:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:22:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/243235-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243235-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta tese é recuperar na filosofia tomista o papel das virtudes na formação do sujeito e tal possibilidade de sua aplicação no mundo contemporâneo. Por aplicação, entendemos o papel da educação e da relação de ensino e aprendizagem presentes desde o início da vida humana tendo como finalidade a prática de ações boas. A discussão sobre a chamada ética das virtudes reacende o debate das chamadas éticas normativas e nos permite refletir sobre tal possibilidade, uma vez que a retomada do homem prudente na contemporaneidade e da ideia de virtude aparece como uma alternativa viável diante da formação do sujeito educacional no século XXI. Cabe à educação o papel de guiar o homem a ações boas e justas, determinando assim a razão e a vontade a seguirem juntas em vista de um bem comum. A investigação que nos cabe visará compreender esta relação das virtudes com a educação e apresentar um viés alternativo de se aplicar, segundo a filosofia tomista, uma educação voltada para as virtudes.-
Descrição: dc.descriptionThe goal of this thesis is to recover in Thomist philosophy the role of virtues in the formation of the subject and such possibility of its application in the contemporary world. By application, we understand the role of education and the teaching and learning relationship present since the beginning of human life, with the purpose of practicing good deeds. The discussion on the so-called ethics of virtues revives the debate on the so-called normative ethics and allows us to reflect on this possibility, since the resumption of the prudent man in contemporary times and the idea of virtue appears as a viable alternative to the formation of the educational subject. in the 21st century. It is up to education the role of guiding man to good and fair actions, thus determining reason and will to follow together in view of a common good. The investigation that is up to us will aim to understand this relationship between virtues and education and present an alternative bias of applying, according to the Thomistic philosophy, an education focused on virtues.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTomismo-
Palavras-chave: dc.subjectVirtude-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectThomism-
Palavras-chave: dc.subjectVirtue-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectFormation-
Título: dc.titleO tomismo e a educação: da ética das virtudes à prática pedagógica-
Título: dc.titleThomism and education: from virtue ethics to pedagogical practice-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.