A Resolução de problemas para o ensino de matemática nos anos iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaulo, Rosa Monteiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPassos, Gabrielle Pinheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:28:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:28:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/243119-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243119-
Descrição: dc.descriptionO objetivo neste Trabalho de Conclusão de Curso foi compreender o que se mostra da resolução de problemas (RP) nos anos iniciais conforme expresso em artigos e dissertações de mestrado publicados nos últimos cinco anos. Ao focar o que se mostra pretende-se compreender os modos pelos quais os autores entendem a RP e a propõem para essa etapa da escolaridade. Para dar conta desse objetivo foi feita uma revisão de literatura que nos permitiu conhecer a RP, considerando sua historicidade e contribuições dessa tendência para a aprendizagem matemática. Procuramos, em documentos curriculares como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, analisar as recomendações acerca da RP. Entendemos que a concepção que se explicita nesses documentos é a de ensino-aprendizagem de matemática através da RP. Já em relação aos trabalhos, analisados segundo o rigor da pesquisa fenomenológica, evidenciam-se quatro categorias. Na primeira destacam-se concepções de RP, na segunda as concepções de problema, na terceira, os modos de proceder para resolver um problema e na quarta as contribuições da RP. Destaca-se ainda duas idiossincrasias que, embora não estejam diretamente relacionadas ao objetivo da pesquisa, trazem singularidades importantes a compreensão do ensino de matemática nos anos iniciais. Ao se discutir as categorias mostra-se que, apesar das recomendações curriculares, a RP não é assumida como uma metodologia, havendo muitas discussões sobre a forma de trabalhar com ela em sala de aula.-
Descrição: dc.descriptionThis Course Conclusion Paper aimed at understanding how problem solving (PS) is perceived in Primary education as shown in articles and master degree’s papers published in the last five years. By focusing on what is shown we wanted to comprehend the ways by which the authors perceive PS and suggest it at this particular stage of education. In order to handle this goal, we conducted a literature review that allowed us to know PS, considering its historicity and contributions to math learning. On curricular documents, such as the Parâmetros Curriculares Nacionais and the Base Nacional Comum Curricular, we analyzed what were the recommendations regarding PS. It was understood that the view shown in these documents is the teaching of mathematics through PS. Regarding the texts, analyzed according to the phenomenological approach, four categories were revealed. On the first, the views on PS were pointed out; on the second, the views on problems; on the third, the ways of proceeding to solve a problem and, on the fourth, the contribution of PS. Two idiosyncrasies also stood out that, even though were not directly related to the research’s goal, brought important elements to the comprehension of mathematics teaching on primary level. By discussing the categories, we learned that despite curricular recommendations, PS is not assumed as a methodology, which leads to many discussions about PS, that is, about ways to work with it in the classroom.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectResolução de Problemas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAnos Iniciais-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada em problemas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação (Ensino e estudo)-
Palavras-chave: dc.subjectProblem solving-
Palavras-chave: dc.subjectMath Education-
Palavras-chave: dc.subjectPrimary education-
Título: dc.titleA Resolução de problemas para o ensino de matemática nos anos iniciais-
Título: dc.titleProblem solving for the teaching of mathematics on elementary stage-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.