
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Castro Filho, Cláudio Marcondes de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Caldas, Rosângela Formentini | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Sirlaine Galhardo Gomes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:33:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:33:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/243084 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243084 | - |
| Descrição: dc.description | O sistema educacional de nível superior teve uma trajetória com características peculiares no Brasil. Paralelamente, as bibliotecas universitárias, que foram instaladas com a chegada dos jesuítas, contribuíram com a execução da tríade indissociável: ensino, pesquisa e extensão. Cronologicamente, a legislação brasileira foi se adequando à necessidade institucional de regulamentação desse tripé. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo histórico legislativo brasileiro sobre extensão universitária e biblioteca universitária, com vistas à formulação de políticas públicas que contribuam para a participação direta das bibliotecas das universidades estaduais paulistas (USP, UNESP e UNICAMP) na curricularização da extensão, conforme Resolução MEC/CNE/CES nº 07, de 18/12/2018. A pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa de caráter descritivo exploratório. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: análise documental, questionários e entrevistas. Os métodos definidos como estudo de caso e triangulação de dados. Os resultados atingiram os objetivos propostos, considerando que um documento norteador foi elaborado, em formato de diretrizes para inclusão das bibliotecas universitárias nas ações de curricularização da extensão. | - |
| Descrição: dc.description | The higher education system had a trajectory with peculiar characteristics in Brazil. At the same time, the university libraries, which were installed with the arrival of the jesuits, contributed to the execution of the inseparable triad: teaching, research and extension. Chronologically, brazilian legislation adapted to the institutional need for regulation. Thus, the present research has the general objective of analyzing the historical brazilian legislative process on university extension and university library, with a view to formulating of public policies that contribute to the direct participation of the libraries of the state universities of São Paulo (USP, UNESP, UNICAMP) in the curricularization of the extension, according to Resolution MEC/CNE/CES nº 07 of 18/12/2018. The research was carried out with a qualitative approach of exploratory descriptive character. The instruments used for data collection were: document analysis, questionnaires and interviews. Methods defined as case study and data triangulation. The expected results guide the need to develop public policies for the university library, with a proposal for a guiding document, in the form of guidelines, for the inclusion of university libraries in extension curricularization actions. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca universitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política pública de biblioteca universitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | University library | - |
| Palavras-chave: dc.subject | University extension | - |
| Palavras-chave: dc.subject | University library public policy | - |
| Título: dc.title | Políticas públicas de biblioteca universitária: desafios para inclusão das bibliotecas das universidades estaduais paulistas (USP, UNESP e UNICAMP) na curricularização da extensão | - |
| Título: dc.title | University library public policies: challenges for the inclusion of São Paulo state universities (USP, UNESP, UNESP) in the extension curriculum | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: