Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Batistela, Gislaine Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Talita Velozo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:54:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:54:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/243053 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/243053 | - |
Descrição: dc.description | A gestão do conhecimento (GC) é um tema relevante no meio empresarial e acadêmico, uma vez que sua utilização confere vantagens competitivas às organizações. O compartilhamento do conhecimento é um dos mais importantes processos da GC, uma vez que o saber está na mente das pessoas e deve ser externalizado para poder ser utilizado por outros e gerar valor. Dessa forma, a presente pesquisa visa identificar, por meio de análise de correlação de Spearman, comparação descritiva entre as unidades e modelagem de equações estruturais (SEM), quais são os constructos psicológicos motivacionais e constructos culturais, sendo eles fatores culturais organizacionais (FCO), face gaining (FG), face saving (FS), recompensas extrínsecas antecipadas (REA), relacionamentos recíprocos antecipados (RRA) e senso de autoestima (SA), que influenciam e impactam o constructo intenção de compartilhamento do conhecimento (ICC) de líderes de um grupo empresarial, aplicando o questionário utilizado no estudo de Muniz Jr et al. (2022). O software utilizado para analisar os dados foi o SmartPLS 3.3.9 na modalidade de estudante. Para a análise de correlação de Spearman utilizou-se o software R Core Team. O questionário foi enviado a 67 gestores, no entanto obteve-se 62 (92,5%) respostas. Os resultados mostram que nenhum constructo teve correlação ‘moderada’ (0,40 a 0,70) ou maior com o constructo ICC, todas foram menores que 0,40. A maior correlação positiva entre constructos, de 0,62, foi entre RRA e SAE, indicando uma associação moderada entre o benefício social do seu compartilhamento do conhecimento (RRA) e sua contribuição para o funcionamento da organização (SAE). Em relação a comparação descritiva, o grau a favorabilidade das respostas dos líderes da sede corporativa é menor em 22 das 25 afirmações (88%), quando em comparação com as unidades 1 e 2, evidenciando que na SC a influência que os constructos em questão têm no compartilhamento do conhecimento, é menor. Ao analisar os resultados de SEM, a única hipótese aceita é a H3: os fatores culturais | - |
Descrição: dc.description | Knowledge management (KM) is a topic on the rise in the business and academic circles, since its use confers competitive advantages to organizations. Knowledge sharing is one of the most important KM processes, since knowledge is in people's minds and must be externalized in order to be used by others and generate value. Thus, this research aims to identify, through Spearman correlation analysis, descriptive comparison between units, and structural equation modeling (SEM), which are the psychological motivational and cultural constructs, being organizational cultural factors (OCF), face gaining (FG), face saving (FS), anticipated extrinsic rewards (AER), anticipated reciprocal relationships (ARR) and sense of self-worth (SW), that influence and impact the knowledge-sharing intention (KSI) construct of leaders in a business group, applying the questionnaire used in the study by Muniz Jr et al. (2022). The software used to analyze the data was SmartPLS 3.3.9 in student mode. For Spearman's Correlation analysis the R Core Team software was used. The survey was sent to 67 managers, but 62 (92.5%) responses were obtained. The results show that no construct had a 'moderate' (0.40 to 0.70) or higher correlation with the ICC construct, all were less than 0.40. The highest positive inter-construct correlation, 0.62, was between ARR and SW, indicating a moderate association between the social benefit of their knowledge sharing (ARR) and their contribution to the functioning of the organization (SW). In relation to the descriptive comparison, the degree of favorability of the answers of the Corporate Headquarters (CS) leaders is lower in 22 out of 25 statements (88%), when compared to units 1 and 2, evidencing that in the CS the influence that the constructs in question have on knowledge sharing, is lower. When analyzing the SEM results, the only accepted hypothesis is H3: organizational cultural factors impact significantly on KSI, at a significance level of 5%, showing the importance that the local and organizational culture has on knowledge sharing among employees | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compartilhamento do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem de equações estruturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Constructos psicológicos motivacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Constructos culturais | - |
Título: dc.title | Estudo sobre o compartilhamento do conhecimento em duas unidades de negócio de um grupo empresarial | - |
Título: dc.title | Study on knowledge sharing in two business units of a corporate group | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: