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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Scheel, Márcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Colar, Lara Ozaniqui | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:39:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:39:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/242992 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242992 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo analisa, por meio de uma perspectiva comparativa, a presença de elementos fantásticos e grotescos nas obras dos irmãos Jacob Grimm (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1786-1859), nos primórdios do Romantismo na Alemanha, e, anos depois, nos contos de Edgar Allan Poe (1809-1849), nos Estados Unidos. Como a obra de Poe figura alguns dos princípios elementares do Romantismo, sobretudo certos traços inspirados nos elementos do “Sturm und drang”, o Pré-romantismo alemão, pressupõe-se que ele teve, direta ou indiretamente, contato com as obras precursoras dos Grimm, e que isto o tenha inspirado em algumas de suas narrativas. Os contos de fadas foram compilações realizadas pelos irmãos como forma de demonstrar seu nacionalismo durante uma época de conflitos na antiga Alemanha. Eles circularam, inicialmente, como parte do patrimônio oral e folclórico da Idade Média europeia e da cultura alemã. Após perceber o crescente aumento da leitura voltada para as crianças, Wilhelm Grimm reviu as edições seguintes de seus contos e descartou parte do grotesco. Entende-se por grotesco a existência de um elemento literário que, através da deformidade, assume todas as formas englobadas no conceito de feiura, e que geralmente é contrastado com o belo (o sublime) na Arte. Além disso, identifica-se, tanto nos Grimm quanto em Poe, um outro elemento literário, conhecido como o fantástico, que diz respeito ao plano da ficção, ou seja, manifesta-se, muitas vezes, por meio de narrativas “misteriosas” como as de Poe, ou por meio de “transferências para outros mundos” (CESERANI, 2004) que os contos de fadas provocam no leitor. Foram analisados alguns contos de Poe que exploram, de diferentes maneiras, os aspectos do fantástico e do grotesco, em especial, “A máscara da morte rubra”, “A ilha da fada” e “Hop-Frog ou os oito orangotangos acorrentados”. Poe emprega elementos fantásticos e grotescos e os remodela, ao elaborar uma forma de expressão literária inovadora, considerando o impacto que os contos deveriam despertar em seus leitores. | - |
Descrição: dc.description | This study analyzes, through a comparative perspective, the presence of fantastic and grotesque elements in the works of the brothers Jacob Grimm (1785-1863) and Wilhelm Grimm (1786- 1859), in the early days of Romanticism in Germany, and, years later, in the tales of Edgar Allan Poe (1809-1849), in the United States. As Poe’s work represents some of the elementary principles of Romanticism, especially certain traits inspired by the elements of “Sturm und drang”, the German Pre-Romanticism, it is assumed that he had, directly or indirectly, contact with the precursor works of the Grimms, which inspired him in some of his narratives. The fairy tales were compilations made by the brothers as a way of demonstrating their nationalism during a time of conflict in Germany. Initially, they circulated as part of the oral and folkloric heritage of the European Middle Age and German culture. After noticing the growing increase in reading aimed at children, Wilhelm Grimm reviewed the following editions of his tales and discarded part of the grotesque. Grotesque is understood as the existence of a literary element that, through deformity, assumes all the forms encompassed in the concept of ugliness, and which is generally contrasted with the beautiful (the sublime) in Art. In addition, in both Grimm and Poe, another literary element is identified, known as the fantastic, which concerns the level of fiction, that is, it often manifests itself through “mysterious” narratives such as Poe’s, or through “transfers to other worlds” (CESERANI, 2004) that fairy tales provoke in the reader. Some short stories by Poe that explore, in different ways, aspects of the fantastic and the grotesque, were analyzed, in particular, “The Masque of the Red Death”, “The Island Of The Fay” and “Hop-Frog; Or, the Eight Chained Ourang-Outangs”. Poe employs fantastic and grotesque elements and remodels them, by elaborating an innovative form of literary expression, considering the impact that short stories should awaken in their readers. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Romantismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contos de fadas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fantástico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grotesco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Romanticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fairy tales | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fantastic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grotesque | - |
Título: dc.title | O fantástico e o grotesco feérico nas obras de Edgar A. Poe | - |
Título: dc.title | The fantastic and the fairy grotesque in the works of Edgar A. Poe | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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