Sentidos do trabalho para mulheres negras atendidas em um centro de referência de assistência social

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Autor(es): dc.contributorSantos, Deivis Perez Bispo dos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCosta, Thaina da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:33:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:33:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/242799-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/242799-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa registrou, pelo processo investigativo, a dedicação a análise das concepções e dos sentidos que o trabalho e a chefia familiar possuem para mulheres negras, atendidas em Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e beneficiárias dos Programas de Transferência de Renda (PTR) federal e estadual paulista. Visando identificar a totalidade da composição do trabalho que abarca estas mulheres, buscamos dois objetivos norteadores, a saber: 1- (re)conhecimento e a discussão das conceptualizações e sentidos da laboralidade informal para estas mulheres; 2- evidenciar os nexos do objetivo primeiro, com a incumbência da chefia do lar e os seus desdobramentos no tocante à potencialização e às dificuldades que o acúmulo destas funções sociais e dos seus desdobramentos concretos e subjetivos acarretam na perspectiva das próprias mulheres. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas entrevistas pelo dispositivo da Clínica da Atividade, Instrução ao Sósia, com duas voluntárias, participantes e usuárias do CRAS, em uma cidade interiorana do Estado de São Paulo. Os resultados foram analisados pela metodologia da Psicologia Histórico-Cultural, denominada núcleos de significação, o que possibilitou a sistematização e construção dos dados coletados em dois núcleos: 1- O percebido e o não percebido na rotina diária de trabalho; 2- Matriarcado e o trabalho informal: Mulheres negras-faróis. Ainda, contamos com as produções marxistas do materialismo histórico e dialético em interface com os estudos das relações étnico-raciais produzidos internacional e nacionalmente, como fundamento teórico do trabalho. Por resultado, identificamos a permanência no trabalho informal com o sentido de mantimento da rotina dupla de trabalho como meio para promover e garantir os sustentos dos filhos e futuros destes. Por terem uma dupla rotina, iniciam o trabalho pela alvorada e encerram no crepúsculo. Por isso, o cansaço e a exaustão foram percebidos enquanto resultado desta rotina. Além disso, um dos resultados importantes constata-se na presença de subordinação, submissão e respeito nas relações do trabalho entre as mulheres negras trabalhadoras e as pessoas brancas que as empregam. Em suas falas, notamos a herança escravocrata da atribuição dos papéis, as quais iniciaram precocemente a vida laboral informal na lavoura, na cozinha e na venda, permanecendo neste lócus laboral até os dias de hoje. Outro resultado que se destaca é que estas mulheres foram identificadas mesmo quando há a presença masculina em suas residências, como as responsáveis e chefes principais da família, ocupando o lugar de viga mestra. Contudo, a religião foi notada para elas como um ponto de apoio, ao mesmo tempo em que de alienação frente as suas realidades, fazendo com que permaneçam nas ocupações informais e rotina excessiva de trabalho. Entretanto, o CRAS foi sinalizado, para elas, como promotor de autonomia e segurança, para o enfrentamento de suas vivências, diante das violências raciais, de gênero e de classes.-
Descrição: dc.descriptionThe present research registered, through the investigative process, the dedication to examining the conceptions and meanings that work and family headship have for black women, assisted at a Social Assistance Reference Centers (CRAS) and beneficiaries of Income Transfer Programs (PTR) federal and state, in São Paulo. In order to identify the totality of the composition of work that encompasses these women, we seek two guiding objectives, for knowledge: 1 - (re)cognition and discussion of the conceptualizations and meanings of informal work for these women; 2- Highlight the nexus of the primary objective, with the responsibility of the head of the household and its consequences regarding the potentialization and difficulties that the accumulation of these social functions and their concrete and subjective developments bring about the perspective of the women themselves. In order to achieve the proposed objectives, interviews were carried out through the device of the Clinic of Activitye, Instruction to the Double, with two volunteers, participants and users of CRAS, in an interior city in the State of São Paulo. The results were analyzed by the methodology of Historical-Cultural Psychology, called meaning cores, which enabled the systematization and construction of the data collected in two cores: 1- The perceived and the unnoticed in the daily work routine; 2- Matriarchy and informal work: Black women lighthouses. Still, we count on the Marxist productions of Historical-Dialectical Materialism in interface with the studies of Ethnic-Racial Relations produced internationally and nationally, as the theoretical basis of the work. As a result, we identified the permanence in informal work with the sense of maintaining the double work routine as a means to promote and guarantee the livelihoods of children and their futures. Because they have a double routine, they start work at dawn and end at twilight, so fatigue and exhaustion were perceived as a result of this routine. In addition, one of the important results can be seen in the presence of subordination, submission and respect in labor relations between working black women and the white people who employ them. In their speeches, we note the slave-holding heritage of the assignment of roles, in which they early started their informal working life as farmers, as cookers and as sellers, remaining in this work locus to this day. Another result that stands out is that these women were identified even when there is a male presence in their homes, as the heads and main heads of the family, occupying the place of the main provider. However, religion was noted for them as a point of support, at the same time as an alienation from their realities, causing them to remain in informal occupations and excessive work routines. However, CRAS was signaled to them, as a promoter of autonomy and security, to face their experiences, in the face of racial, gender and class violence.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES 3300404-8-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres Negras-
Palavras-chave: dc.subjectRelações Étnico-Raciais-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia Histórico-Cultural-
Palavras-chave: dc.subjectMaterialismo Histórico e Dialético-
Título: dc.titleSentidos do trabalho para mulheres negras atendidas em um centro de referência de assistência social-
Título: dc.titleMeanings of work for black women assisted at a reference center for social assistance-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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